Opinião: A salvação do “Vídeo Show” pode estar no jornalismo
24/09/2016 às 8h00
Como se sabe, o “Vídeo Show” nos últimos anos se tornou a pedra no sapato da TV Globo. A atração constantemente perde para a Record com o “Balanço Geral” e sofre com a concorrência do SBT.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por exemplo, o “Vídeo Show” voltou a registrar baixos índices de audiência nesta quinta-feira (22), e derrubou a novela “Cheias de Charme”. A atração, comandada por Susana Vieira e Otaviano Costa, fechou com apenas 8.8 pontos de média, segundo dados consolidados da Grande São Paulo. Foi a pior audiência do “Vídeo Show” desde a última quinta-feira (15), quando marcou média de 8.3 pontos.
Nesse contexto, já se cogitou na emissora até o cancelamento do programa, que está no ar há 34 anos. Eu particularmente não acredito que a melhor solução seja tirar o programa da grade. No entanto, se delegarem a atração para o jornalismo a questão poderá ser resolvida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na forma atual, os apresentadores, que não são bons, agem como palhaços na frente das câmeras, saindo da bancada para ficar dançando e fazendo micagens, uma gritaria desnecessária, enquanto o público fica com um incrível sentimento de vergonha alheia.
No entanto, delegado ao jornalismo, o “Vídeo Show”, como foi no passado, seria como um tipo de telejornal, extensão do “Jornal Hoje”, mas com matérias leves e voltadas para o entretenimento, mesclando também com reportagens.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A narrativa mais suave doeria menos aos nossos olhos, e o “Vídeo Show” voltaria a ser uma boa opção para a hora do almoço. Ao invés de Otaviano Costa, colocaria uma pessoa do departamento de jornalismo com boa dicção para anunciar os vetês. E no meu entendimento o nome perfeito seria Chico Pinheiro.
Assista ao nosso programa de fofocas dessa semana:
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Irreconhecível, mais velho e fora do país: Pablo, do Qual é a Música, vive nesta situação hoje
● Lembra dela? Atriz mirim de Alma Gêmea está irreconhecível, vivendo longe dos holofotes e com profissão comum
● Eterno Cirilo de Carrossel dá basta, assume sobre sexualidade e confessa “Eu sou”
Essa mudança não significa o fim total da informalidade e do bom humor, a exemplo do trabalho que é feito no “Bom Dia Brasil” da Globo.
A prova que o jornalismo pode ser a solução do “Vídeo Show” é que com a cobertura da tragédia com o ator Domingos Montagner, o programa cravou 13.7 pontos e, desde então, não havia saído dos dois dígitos.
É claro que isso é só um exemplo, já que a atração não precisa apelar para esse tipo de assunto, pois na Globo não é necessário muito esforço para conseguir bons resultados, e nas mãos certas o programa pode voltar a marcar bons índices.
Autor: Vinícius Carvalho
As opiniões expressas aqui são de responsabilidade do autor do texto, e não reflete a opinião do site TV Foco.
Autor(a):
Vinícius Vieira
Formado em jornalismo, fui um dos principais jornalistas do TV Foco, no qual permaneci por longos anos cobrindo celebridades, TV, análises e tudo que rola no mundo da TV. Amo me apaixonar e acompanhar tudo que rola dentro e fora da telinha e levar ao público tudo em detalhes com bastante credibilidade e forte apuração jornalística.