Do sucesso estrondoso ao fracasso. Esse foi o caminho da audiência do programa do Gugu que voltou a ser exibido na semana passada. Depois de estrear com 17 pontos o programa chegou a registrar 6, uma queda de 11 pontos em poucos dias. O fato é que isso é rotineiro na Record, suas atrações começam abalando as estruturas e depois decepcionam.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso é um verdadeiro mistério. Muitos que estão lendo este texto já devem ter tentado imaginar o porquê da audiência da emissora dos bispos simplesmente despencarem em pouco tempo, assim como aconteceu com Gugu, Geraldo, Sabrina e tantos outros.
A Record quando tem um produto o divulga maciçamente, e sempre usa como artificio alguma reportagem especial. Com Sabrina usou a entrevista de Tom Cavalcante, que está há anos fora da TV, e Geraldo exibiu Gil Gomes, que está debilitado devido a uma doença, e com Gugu usou o furo de reportagem com Susane.
Percebe que a emissora erra ao dar como destaque de uma estreia para terceiros? Em ambos os casos citados, a Record prometeu uma exclusiva com outras pessoas, quando na verdade deveria focar no apresentador e no conteúdo do programa, afinal a participação de um convidado não irá durar para sempre. O fato de ser “a estreia” gera uma certa curiosidade, mas quando o telespectador encontra um único bom motivo para assistir algo, a audiência de tal produto não se torna fiel, o público deu audiência porque queria ver Susane, e quando percebeu que acabou, não quis ver mais, pois se deu muito destaque apenas para isso.
O problema da emissora é que ela não pensa a longo prazo, eles preferem causar impacto no início e quando conseguem se deslumbram, acham que o sucesso momentâneo irá durar para sempre, mas já deviam estar acostumados porque esse filme já foi visto algumas vezes. Para um programa dar certo é fundamental começar de baixo, conquistar público e se consolidar. Um bom exemplo é Rodrigo Faro, que foi para o domingo em baixa, mudou, reformulou, e cresceu, e hoje conquista boa audiência e a vice-liderança constantemente. Conhece aquela frase “não espere resultados novos, se você optar por continuar fazendo as mesmas coisas”, pois bem, a emissora tem que parar de se contentar com as migalhas e lutar pelo que realmente importa.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por: Mauricio Freitas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contato: mauriciotvfoco@gmail.com
As opiniões aqui retratadas não refletem necessariamente a posição do TV Foco, e são de total responsabilidade de seu idealizador!