OPINIÃO | Amor & Sexo acerta em ignorar completamente suposto boicote do público
21/11/2018 às 9h49
O Amor & Sexo está em sua 11ª temporada na Globo. Porém, em nenhuma edição anterior a atração global sofreu tantas críticas como tem recebido atualmente. Além disso, ressalta-se que a temporada em vigor tem obtido números de audiência bem aquém do esperado, preocupando a emissora carioca. Um dos principais motivos sugeridos para explicar tais fatos tem sido um suposto boicote da onda conservadora nacional, a qual o programa de Fernanda Lima tem acertado em ignorar completamente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O programa objetiva, entre outras coisas, entreter e debater sobre a sexualidade e os relacionamentos, com a regra suprema de deixar seus convidados e o público participante falarem abertamente sobre os assuntos em pauta. Além do mais, a atração tem enfatizado a luta pelos direitos humanos, especialmente dos grupos mais vulneráveis socialmente, como mulheres, negros, LGBTs, entre outros. Desse modo, a atração iria contra seus próprios princípios se mudasse em virtude de parcela da opinião pública.
Nesse contexto, mesmo após tantas críticas e com a audiência em baixa em todo o país, o espaço comandado por Fernanda Lima segue ousando e apostando em suas pautas em torno da sexualidade e dos relacionamentos, com direito a exibição explícita de órgãos genitais e beijo gay (imagem), como ocorreu com intensidade na edição de ontem (20). Isto comprova que o programa está ignorando absolutamente os críticos e seguindo com seu formato, com brincadeiras e gincanas, que sempre estiveram presentes na atração.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar de vários indícios de que o programa tem sido mesmo vítima de boicote, é necessário lançar dúvidas acerca da materialidade ou da força dessa ação. Existe mesmo? É tão forte assim? A coluna cita a seguir três fatos que indicam que o boicote pode até existir, mas que a ele sozinho não se deve a fase negra do programa em audiência.
Primeiro: boicotes anteriores contra atrações globais ou a própria emissora, principalmente de evangélicos, acabavam por ampliar os números de audiência dos produtos envolvidos ou a média-dia do canal dos Marinhos. Segundo: o programa está no ar, como mencionado no início desta coluna, há 11 temporadas. Depois de tantas edições, é possível que o formato sofra um desgaste natural. Terceiro: a atração tem enfrentado a concorrência direta do reality da Record A Fazenda, o qual tem conquistado bons índices em virtude de seus participantes extremamente polêmicos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+ Ligado na TV: Após Teleton, filhas de Silvio Santos participam de maldade contra Claudia Leitte
Nesse sentido, o Amor & Sexo tem feito certo em ignorar o suposto boicote e seguir nitidamente apostando em sua essência, sem medo de represálias. O programa é um dos poucos espaços televisivos voltado exclusivamente para tratar da sexualidade, dos relacionamentos (independentemente de orientação sexual), e, principalmente, da defesa dos direitos humanos e da diversidade. Desse modo, exerce um papel importante no sentido da representatividade de grande parcela do público brasileiro, outrora excluído.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Estrela de Cheias de Charme vira faxineira para sobreviver após demissão e acaba de assumir profissão comum
● A coragem de astro de Alma Gêmea ao sair da Globo e vender frango assado para sobreviver: “Muito apertado”
● Irreconhecível, mais velho e fora do país: Pablo, do Qual é a Música, vive nesta situação hoje
Por fim, têm surgido muitos boatos sobre a possibilidade de não ter nova temporada do Amor & Sexo, especialmente em virtude dos números de audiência. Ou seja, a atração de Fernanda Lima estaria de fora da grade de programação da Globo em 2019. Procurada por meio de assessoria, a emissora não se pronunciou até o fechamento desta coluna.
Siga e contate o colunista Danyllo Junior
* Danyllo Junior escreve sobre o mundo da televisão há 10 anos
As opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do TV Foco
Autor(a):
Danyllo Junior
Escreve artigos de opinião sobre televisão desde 2009. Enfermeiro, Mestrando da UFRN, autor de livro - Morte Gêmea - e contos, e apaixonado pelos afins da televisão. Integra a equipe do TV Foco/iG desde maio de 2013, assinando atualmente a coluna semanal ‘Ligado na TV’, na qual lança seu olhar sobre o curioso universo televisivo. (e-mail: [email protected])