OPINIÃO | Do sagrado ao profano: sem sucesso com Jesus, Record se volta à Fazenda

25/08/2018 às 13h26

Por: Danyllo Junior
Imagem PreCarregada
Record decidiu produzir terceira temporada de reality que dá dor de cabeça desde a sua estreia em 2019 (Foto: Divulgação/Record)
Emissora tem mudado seu foco (Foto: Divulgação/Record)

Emissora tem mudado seu foco (Foto: Reprodução/Record)

Após ter percorrido um caminho de sucesso “rumo à liderança” em meados de 2008, a Record não se viu mais tão confiante assim em busca do primeiro lugar de audiência entre as emissoras abertas do país. Pelo contrário, nos tempos atuais o canal de Edir Macedo tem sofrido para se manter concorrível com o canal de Silvio Santos na disputa pelo segundo lugar. Grande aposta da Record para retomar índices animadores, a novela bíblica Jesus tem evidenciado um desempenho aquém do esperado. Com isso, a emissora da Barra Funda já não consegue esconder seus esforços na promoção de suas “novidades”, dentre as quais a nova temporada de A Fazenda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apesar da divulgação intensa e da confiança da Record em seu novo folhetim bíblico, especialmente por se tratar da história de maior sucesso da Bíblia, a novela Jesus, escrita por Paula Richard, tem sido ofuscada em números de audiência pelo atual fenômeno As Aventuras de Poliana, escrita por Íris Abravanel. O folhetim infanto-juvenil do SBT tem cravado índices de audiência na casa dos 14 a 17 pontos de média, enquanto a trama bíblica de sua concorrente tem registrado índices na casa dos 10 a 12 pontos. Além disso, ressalta-se também o bom desempenho da reprise de Chiquititas, exibida logo após e claramente impulsionada pelos elevados índices registrados pela trama inédita.

Ninguém pode duvidar de que as ambições da Record com Jesus aproximavam-se da era Os Dez Mandamentos, na qual a emissora surfou em ondas elevadas de audiência e conseguiu, dessa forma, fomentar o patamar de vários produtos de sua grade. Nesse contexto, a Record obviamente não parará de divulgar e promover a novela Jesus, mas claramente já está mais interessada não em salvar o folhetim bíblico, mas em direcionar seus maiores esforços no planejamento, produção e divulgação de suas novas apostas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

SIGA O COLUNISTA @ JUNIORDANYLLO

A principal aposta sem dúvida atende pelo nome de A Fazenda. O reality show de maior destaque da emissora voltará em setembro em sua décima temporada. Além da aposta no novo comandante da atração, Marcos Mion, a emissora tem trabalhado forte nas negociações com os participantes. O foco da Record é trazer personalidades conhecidas que não passaram por outros formatos do gênero e também alguns ilustres ex-peões, como forma de celebrar a primeira década do reality show rural. Alguns nomes de peso já estão sendo especulados pela imprensa, embora o canal de Edir não os confirme.

Dudu Azevedo (Jesus) em cena da novela bíblica da Record (Foto: Reprodução/Record)

Dudu Azevedo (Jesus) em cena da novela bíblica da Record (Foto: Reprodução/Record)

+ Ligado na TV: Confira os 5 maiores acertos do Debate Presidencial da RedeTV!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dessa maneira, mais uma vez a Record oscila do sagrado ao profano em busca de angariar público e estabilizar seus fieis telespectadores. Isto reflete principalmente os momentos delicados concernentes aos seus números de audiência, mas também tem relação direta com a própria crise de identidade por que passa a emissora brasileira.

Twitter: @Ligado_na_TV  @JuniorDanyllo
Contato: [email protected]
As opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do TV Foco

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Fazenda
as aventuras de poliana
audiência da tv
Edir Macedo
Íris Abravanel
Ligado na TV
Marcos Mion
noticias da tv
Os Dez Mandamentos
Paula Richard
Primeira página
Record
SBT
Silvio Santos
TV Foco

Autor(a):

Escreve artigos de opinião sobre televisão desde 2009. Enfermeiro, Mestrando da UFRN, autor de livro - Morte Gêmea - e contos, e apaixonado pelos afins da televisão. Integra a equipe do TV Foco/iG desde maio de 2013, assinando atualmente a coluna semanal ‘Ligado na TV’, na qual lança seu olhar sobre o curioso universo televisivo. (e-mail: [email protected])

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.