OPINIÃO | Globo erra, interfere no jogo e favorece família Lima no BBB18

Ayrton do BBB18 (Foto: Reprodução)

Ayrton ao entrar no BBB18 (Foto: Reprodução/Globo)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quando o assunto é Big Brother Brasil 18, não se fala em outra coisa que não seja a família Lima. Como amplamente noticiado pelo TV Foco, a família tem levantado discussões entre público e imprensa em virtude de seu comportamento dentro da casa mais vigiada do país. Entretanto, a atitude da Globo em fornecer informações externas configura-se como um erro, interfere no jogo e claramente favorece a família Lima dentro do reality show comandado por Boninho e Leifert.

Independentemente dos motivos que levaram a Globo a tomar essa decisão, ressalta-se que tal intervenção não deveria ter ocorrido, como forma de garantir a isonomia do reality perante todos os seus participantes. Assim, chama-se erro injusto o fato de a família obter tais informações e os demais participantes não saberem de nada sobre suas respectivas repercussões, sejam elas quais forem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com as informações privilegiadas, a família tem a autonomia de mudar seu comportamento de agora em diante. Salienta-se que o mérito da questão em pauta nesta coluna não é se o comportamento da família é errado ou não. A pauta é sobre a Globo ter repassado informações externas para a família.

Família Lima (Foto: Reprodução/TV Globo)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ora, quantas vezes comportamentos dentro do programa geraram a eliminação de participantes? Incontáveis vezes! Não há dúvidas de que muitos participantes envolvidos em situações polêmicas em edições passadas poderiam ter destinos diferentes no jogo se a Globo tivesse seguido sua atitude atual referente aos Lima. Ainda, os próprios participantes desta edição poderiam rever determinadas atitudes. Como exemplo, Ana Paula poderia baixar mais o tom de voz.

SIGA A COLUNA LIGADO NA TV NO TWITTER

Nesse contexto, como forma de responder aos anseios de parte do público que pediu a expulsão da família por meio das redes sociais, a produção do programa poderia ter dito em nota que os participantes são livres e só saem da atração caso infrinjam regras pré-estabelecidas ou sejam votados para eliminação pelo próprio público. Todavia, a emissora preferiu alertar a família.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Se o medo de gerar atrito com algum órgão de autoridade judicial, por exemplo, impulsionou a emissora, continua sendo erro. A Globo sabe que sempre haverá essa possibilidade. Então, se ocorrer, terá de lidar com isso, como já lidou em situações passadas. O que não pode é favorecer uns em detrimento de outros. Não dentro de um reality show; por sinal, o mais repercutido e assistido do país.

Contatos: danyllo@otvfoco.com.br | @Ligado_na_TV | @JuniorDanyllo

As opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do TV Foco

Autor(a):

Escreve artigos de opinião sobre televisão desde 2009. Enfermeiro, Mestrando da UFRN, autor de livro - Morte Gêmea - e contos, e apaixonado pelos afins da televisão. Integra a equipe do TV Foco/iG desde maio de 2013, assinando atualmente a coluna semanal ‘Ligado na TV’, na qual lança seu olhar sobre o curioso universo televisivo. (e-mail: danyllo@otvfoco.com.br)

Sair da versão mobile