O avanço da tecnologia tem favorecido em muitos aspectos a vida das pessoas e também tem auxiliado muito na disseminação do conteúdo ou das formas de se fazer comunicação. Entretanto, a Globo, detentora do maior grupo de comunicação do país, tem pecado pelo excesso de uso da tecnologia, prática errônea explicitada com maior grau de intensidade no Fantástico (Show da Vida) e no Show dos Famosos do Faustão, dois dos principais produtos do canal veiculados na programação dominical.
As reformulações dos últimos anos proporcionaram uma maior interatividade a um dos carros-chefes do canal da família Marinho, o Fantástico. Com isso, ganhou espaço também a tecnologia. Porém, o que devia ser um recurso favorável, tornou-se uma verdadeira poluição visual, com artes que invadem o cenário da atração comandada por Tadeu Schmidt e Poliana Abritta constantemente, muitas vezes até tirando o foco da informação em si transmitida pelos apresentadores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No mesmo caminho, um dos quadros de maior sucesso do Domingão do Faustão, o Show dos Famosos, tem usado excessivamente os recursos tecnológicos. Desde a estreia da edição atual com a homenagem de Alessandra Maestrini a Celine Dion, cantando o sucesso My Heart Will Go On, tema do filme Titanic, a atração tem apostado cada vez mais no uso dos recursos visuais gerados digitalmente. Todavia, em muitos momentos, tais recursos acabam poluindo a tela com a quantidade de informações visuais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+ Ligado na TV: Walcyr Carrasco coloca Grazi do céu ao inferno na dramaturgia da Globo
Nesse contexto, o pecado da Globo está na dosagem da utilização da tecnologia. Obviamente, se bem utilizada, a tecnologia favorece as emissoras ao encher a tela, surpreender e atrair a atenção do telespectador. No entanto, como dizem os velhos e bons ditados, tudo em excesso faz mal e o menos é mais. O próprio Jornal Nacional serve de exemplo do bom uso da tecnologia, sem exageros. Então, a recomendação é de que a velha senhora meça seus excessos com o novo tempo que começou.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE