A coluna volta a bater na mesma tecla, mesmo que soe redundante. Onde Nascem os Fortes chegará ao fim nos próximos dias e uma decisão equivocada da Globo merece ser novamente ressaltada: a flutuação do horário de exibição de suas superséries.
A trama de George Moura e Sergio Goldenberg, seguindo as boas produções exibidas no canal, tem um roteiro diferenciado do comum televisivo, com direito a abordagens mais complexas e aprofundadas das personagens e cenas com grau mais elevado de ação e violência, bem como um apelo sexual mais explícito. A narrativa, por não ser óbvia e didática, causa certo incômodo nos telespectadores acostumados com o tradicional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Todavia, apesar da qualidade inegável, Onde Nascem os Fortes é afetada pela exibição flutuante na grade de programação da Globo. Com isso, torna-se mais difícil a supersérie manter a fidelidade do público, o qual não consegue, muitas vezes, acompanhar a evolução dos núcleos, especialmente em se tratando de um produto aos moldes seriáticos.
A título de contextualização e de acordo com a programação divulgada pela emissora em seu site oficial, esta semana Onde Nascem os Fortes será veiculada após a novela das 21h (Segundo Sol) de segunda à quinta, por volta de 22h30, e após o Globo Repórter na sexta-feira, em torno de 23h10. Porém, durante sua exibição, a trama já chegou a ser exibida várias vezes na segunda linha de shows do canal, nas terças e quintas, ou seja, por volta de 23h30.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trata-se de um desrespeito por parte da emissora para com equipe e telespectadores. Produtores, autores, diretores e atores são prejudicados por não terem o prestígio de uma audiência maior; e os telespectadores também, justamente por não conseguirem acompanhar a supersérie, dadas as circunstâncias supramencionadas, bem como pelo fato de o acesso na íntegra ao conteúdo digital da emissora ser restrito ao público pagante.
+ Ligado na TV: Confira os 5 momentos mais inusitados da Globo nesta Copa 2018
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nesse contexto, uma boa solução seria a exibição da supersérie sempre após a novela das 21h, com o devido respeito às excepcionalidades irremediáveis. Fica a reflexão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE