ERRATA: Esta coluna reconhece que errou na edição intitulada “Demais emissoras deveriam evitar circo ocorrido no Debate da Band” publicada em 10/08/2018. A Lei n° 13.488/2017 obriga as emissoras a assegurarem a participação de candidatos dos partidos com representação no Congresso Nacional, de, no mínimo, cinco parlamentares e faculta a dos demais. Erroneamente, sem saber do impedimento legal, o texto da coluna sugeriu que as emissoras deveriam reduzir o quantitativo de participantes. Apesar do erro, cabe destacar que a intenção desta coluna nunca foi ferir os princípios democráticos, conforme sinalizado por alguns leitores. Pensou-se apenas no melhor andamento e no maior aprofundamento das pautas discutidas entre os candidatos em um dos momentos mais importantes das eleições. A partir do conhecimento da Lei, também apontada pelos leitores, prontamente reformulou-se a coluna, incorporando a ideia de não ultrapassar o quantitativo de candidatos cuja participação é assegurada pela legislação, com vistas a aperfeiçoar o debate e clarear o entendimento dos eleitores brasileiros. Por fim, ressalta-se que a autoria desta coluna sempre defendeu, defende e defenderá a Democracia, sem quaisquer indícios de interesse no contrário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
***
Na noite desta sexta-feira (17) ocorreu, na RedeTV!, o segundo debate com os candidatos à Presidência do Brasil. Participaram os candidatos Álvaro Dias (Podemos), Cabo Daciolo (Patriota), Ciro Gomes (PDT), Jair Bolsonaro (PSL), Guilherme Boulos (PSOL), Geraldo Alckmin (PSDB), Henrique Meirelles (MDB) e Marina Silva (Rede). A coluna assistiu ao debate na íntegra e lança a seguir os cinco maiores acertos dos organizadores com a realização do momento democrático, o qual se saiu, no conjunto, melhor do que o promovido pela Band na semana passada.
PRIMEIRO | Em comparação ao da Band, que não teve, cabe destacar como ponto positivo na RedeTV! o aparecimento do tempo dos candidatos na tela. Isto é muito interessante para que o público consiga visualizar a objetividade dos presidenciáveis, bem como esteja atento ao tempo que resta para o candidato finalizar sua fala. Por sinal, alguns chegaram a afirmar que o tempo mais curto de resposta nos debates atuais compromete a exposição de ideias e críticas. Porém, salienta-se que se espera objetividade e bom uso do tempo disponível de um candidato à Presidência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
SEGUNDO | Como forma de controlar com maior rigor a participação dos candidatos, a RedeTV! optou por cortar o áudio dos candidatos que passavam do tempo limite estipulado previamente pelos organizadores. Alguns apontaram exagero por parte da emissora, mas tal ação permitiu que o debate não se alongasse desnecessariamente. Com duração total menor, o debate da RedeTV! conseguiu ser mais abrangente que o anterior.
TERCEIRO | Outra inovação da RedeTV! foi a escalação de três mediadores: Boris Casoy, Amanda Klein e Mariana Godoy. Os poucos desencontros entre os mediadores não foram capazes de tornar essa novidade não atrativa, haja vista que possibilitou o dinamismo, essencial para engajar os telespectadores/eleitores nos assuntos levantados.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
QUARTO | Talvez o maior acerto dos organizadores do Debate da RedeTV! tenha sido os candidatos cara a cara no centro do estúdio. A espécie de “ringue” tirou o típico comodismo de alguns candidatos que se escondem por trás dos púlpitos e também promoveu olhares e falas mais encorajados e efusivos por parte dos presidenciáveis.
QUINTO | Por fim, destaca-se a dinâmica em si do debate. Os envelopes a serem escolhidos contendo temas para debate, o trio mediador, a participação da população por meio de questionamentos pelas redes sociais, as perguntas bem contundentes e direcionadas dos jornalistas, e o caráter multiplataforma, com a presença do debate em vários meios, engrandeceram o espaço democrático promovido pela RedeTV!.
O próximo debate entre os presidenciáveis ocorrerá dia 9 de setembro na TV Gazeta.