CHOCANTE
Interdição e 1 tonelada de comida podre: A ordem da Anvisa contra restaurante de shopping, mercado e +1
04/04/2024 às 21h09
A Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária) baixou ordem contra restaurante de shopping, supermercado e até estabelecimento comercial que atuava como delivery.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O primeiro caso que iremos destacar ocorreu em um supermercado localizado na região central de Bragança Paulista, interior de São Paulo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O caso aconteceu em março do ano passado segundo informações divulgadas pelo site da Prefeitura de Bragança Paulista.
A fiscalização ocorreu por causa de uma denúncia anônima recebida na VISA, em que os Fiscais da área de alimentos realizaram inspeção sanitária a fim de averiguar a procedência da queixa e constataram que o local realmente estava fora das legislações sanitárias vigentes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ação ocorreu com o apoio da Polícia Civil e ocasionou na interdição total do supermercado, onde também uma tonelada de alimentos perecíveis foi descartada no aterro sanitário da região.
Os produtos estavam prontos para serem comercializados, porém encontravam-se em situação precária das normas sanitárias.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Nada de esperar os 60: Como se aposentar antes dos 50 pelo INSS em 2 passos simples
● Regras do INSS em vigor para 2025 garantem aposentadoria aos 55 anos a milhares em apenas 2 passos
● Encerramento de atividades: O fechamento de rede de supermercado, rival do Carrefour, após 50 anos no Brasil
Tratavam-se de produtos vencidos, que estavam com a validade modificadas e conforme determinação da Anvisa, colocava em risco à saúde pública.
Para denúncias, a Vigilância Sanitária atende na região de São Paulo através dos números (11) 4035-1595 ou (11) 4034-4191.
Na reportagem a Prefeitura não informou qual seria o supermercado, mas como o mesmo estava localizado no Centro de Bragança Paulista, os moradores da região certamente ficaram em choque com a ação da Vigilância Sanitária contra um centro comercial, até então popular.
QUAL FOI O RESTAURANTE INTERDITADO EM BRAGANÇA PAULISTA?
A Prefeitura de Bragança Paulista, através da Secretaria de Saúde, por meio da Divisão de Vigilância Sanitária – VISA, interditou no dia 31 de maio de 2023 um restaurante que atuava com delivery no Jardim São Cristóvão.
Pelo mesmo caso citado acima do supermercado, a inspeção também foi necessária por causa de uma denúncia anônima.
A comercialização de alimentos vencidos, sem identificação, validade e adulterados é crime contra a relação de consumo e contra a saúde pública conforme Lei Federal.
Trezentos quilos de alimentos perecíveis estavam em situações vulneráveis. Esses alimentos estavam sendo utilizados na preparação de refeições para entrega no local e via delivery à população.
O espaço foi interditado e mais uma vez a Anvisa, exerce um papel fundamental na preservação da saúde humana. O nome do estabelecimento também não foi revelado.
ANVISA BAIXOU ORDEM CONTRA RESTAURANTE LOCALIZADO EM SHOPPING?
No Rio de Janeiro, o restaurante da Parmê é um dos mais famosos. A empresa tem filiais localizadas em vários pontos, inclusive em shoppings.
O gerente da unidade do Parmê foi preso em flagrante por agentes da Decon (Delegacia de Polícia de Proteção ao Consumidor), da Polícia Civil, por crime contra as relações de consumo em dezembro do ano passado.
No restaurante, localizado no Norte Shopping, foram encontrados ratos e baratas andando entre os alimentos. As informações são do Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e Inspeção Agropecuária (Ivisa) do Rio de Janeiro e destacadas pelo portal UOL.
Durante a averiguação da Anvisa, foram encontrados cerca de 100 kg de alimentos impróprios para consumo. A Parmê oferece serviços à la carte e também rodízio de pizzas.
Na unidade do Norte Shopping tinha frios, molhos variados, carnes, linguiça e camarão que eram mantidos fora de temperatura adequada, sem proteção e com validade expirada.
A comida era manipulada e preparada em situações vulneráveis, conforme a Polícia Civil destacou. Os agentes encontraram ainda acúmulo de água suja, pisos imundos e equipamentos engordurados.
O QUE DISSE A EMPRESA?
O Norte Shopping informou que colaborou com a operação realizada pela Anvisa. Na época, a Parmê não se pronunciou sobre o ocorrido.
Após os gerentes do local serem presos, a Parmê se adequou as normas sanitárias e o restaurante voltou a atender normalmente os seus clientes no Norte Shopping.
No Google Maps o restaurante segue funcionando normalmente de domingo a domingo entre 09h e 00h.
Rede de restaurantes famosa pelas pizzas e massas, tem amplo cardápio e clima alegre e familiar, com delivery, conforme citado no site oficial da empresa.
QUAL É A FUNÇÃO DA ANVISA?
Na área de alimentos, a Anvisa coordena, supervisiona e controla as atividades de registro, inspeção, fiscalização e controle de riscos, sendo responsável por estabelecer normas e padrões de qualidade e identidade a serem observados.
Autor(a):
Diego Laureano
Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: [email protected]