Vigilância Sanitária interdita às pressas queridinho de shopping
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), indiscutivelmente, é um dos órgãos mais importantes quando o assunto se trata de qualidade dos produtos. Afinal, todos desejam levar para casa itens que não causem qualquer efeito negativo. E a Vigilância Sanitária é responsável pela atuação nos municípios.
Conforme informações do portal ‘o dia’, no dia 07/12/23 a Polícia Civil e o Instituto Municipal de Vigilância Sanitária (Ivisa-Rio) interditaram o restaurante Parmê, do Norte Shopping, no Cachambi, Zona Norte do Rio, cumprindo as normas estabelecidas pela Anvisa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os agentes encontraram cerca de 100kg de produtos impróprios para o consumo. Dessa forma, o gerente da pizzaria foi preso em flagrante por crime contra as relações de consumo. As equipes de vigilância identificaram que a comida era estocada em situação precária, com ratos e baratas transitando pelo local.
Segundo a Polícia, vários produtos estavam fora de validade e sem condições de consumo, possuindo alimentos podres. Uma caixa com mussarela ralada tinha etiqueta com validade de fevereiro de 2023.
Segundo a Vigilância Sanitária, frios, molhos diversos, carnes, linguiça e camarão eram mantidos fora da temperatura adequada. Havia acúmulo de água, pisos sujos e equipamentos engordurados. Os produtos foram descartados e a polícia constatou que a manipulação e produção dos alimentos eram totalmente precárias.
Por meio de nota, o Norte Shopping informou que colaborou com a operação e que aguarda a adequação do restaurante para voltar a funcionar normalmente. Entretanto, a rede de restaurantes Parmê ainda não se manifestou sobre a interdição.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que a Anvisa pode fazer?
Ela é responsável por estabelecer normas e regulamentos que assegurem que os alimentos, medicamentos, produtos médicos, cosméticos e diversos outros produtos e serviços estejam conforme padrões de qualidade e segurança.