Anvisa interdita amada açougue por apresentar condições precárias e risco aos seus clientes
Um açougue popular foi interditado às pressas após uma fiscalização da ANVISA encontrar 100 kg de carne estragada, além de larvas e outras condições insalubres no local.
A ação foi motivada por denúncias de consumidores preocupados com a qualidade dos produtos oferecidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A interdição evidencia a importância de uma vigilância rigorosa na cadeia de alimentos, garantindo a saúde pública e a segurança dos consumidores.
Fiscais da vigilância sanitária de Guaraí interditaram dia 20 de março de 2024, o açougue de um supermercado da cidade de Guaraí, no Tocantins, após apreenderem mais de 100 kg de carne e legumes impróprios para consumo.
Segundo o G1, durante a inspeção, os fiscais encontraram carne bovina e suína em estado avançado de decomposição, com coloração esverdeada e odor forte. Além disso, legumes como batata e cebola estavam apodrecidos, com mofo, aparência embolorada e textura pastosa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Todos os produtos impróprios, que totalizaram mais de 100 kg, foram apreendidos e posteriormente enterrados em um local adequado.
Condições precárias de higiene
Além da qualidade precária dos alimentos, os fiscais também identificaram diversas falhas nas condições de higiene do açougue. Foram encontradas larvas em lixos e outros pontos do local, evidenciando um ambiente propício à proliferação de doenças e insetos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Diante das graves irregularidades encontradas, a vigilância sanitária municipal decidiu interditar o açougue do supermercado por tempo indeterminado. A medida visa proteger a saúde pública e garantir que os consumidores não sejam expostos a produtos impróprios para o consumo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Infelizmente a matéria divulgada pelo portal da Globo não divulgou o nome do supermercado para que fosse possível um comunicado sobre o ocorrido.
Como fazer uma denúncia para a Anvisa?
Para fazer uma denúncia à ANVISA, acesse o portal oficial da agência e vá até a seção de “Ouvidoria.”
Preencha o formulário com as informações necessárias, incluindo detalhes da irregularidade e dados do estabelecimento. A denúncia também pode ser feita pelo telefone 0800 642 9782 ou pelo aplicativo Anvisa Mobile.