VERDADEIRO TERROR!
Comida estragada: Decreto da ANVISA e interdição às pressas contra 4 rivais do McDonald’s
01/07/2024 às 20h55
Confira tudo sobre a ordem da Anvisa e a interdição urgente contra 4 grandes rivais do McDonald’s devido à infestação de ratos e baratas, além da presença de comida estragada nos locais
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é a responsável por garantir a qualidade e segurança de diversos produtos e serviços do dia a dia. Dessa vez, por exemplo, falaremos sobre o decreto da autarquia e a interdição urgente de 4 grandes rivais do McDonald’s. A seguir, confira mais detalhes sobre os casos que tiveram grande repercussões devido à infestação de ratos e baratas, além da presença de comida estragada nos locais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Bom, vale explicar que a atuação da Anvisa é em escala nacional, sendo um órgão federativo que possui suas ramificações, que agem cobrindo os estados, os municípios e o Distrito Federal, sendo a famosa Vigilância Sanitária. Esse órgão possui autonomia para a vigilância dos locais, desde que, sigam as regras e recomendações expressamente decretadas pela autarquia.
Em uma ação contundente para garantir a segurança alimentar dos consumidores brasileiros, em dezembro de 2023, segundo as informações divulgadas pela ‘CNN Brasil’, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), interditou quatro restaurantes, rivais do McDonald’s, na praça de alimentação do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas–SP.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A medida foi tomada após a constatação da presença de baratas nos estabelecimentos:
- Triviali: restaurante italiano que oferece massas, pizzas e saladas.
- Spoleto: rede de fast food especializada em massas e molhos.
- Premium Pub: bar com foco em petiscos, sanduíches e bebidas.
- Piazza Focacceria: restaurante italiano especializado em focaccias, pizzas e saladas.
Segundo o portal de notícias, ‘A Cidade On’, a presença de baratas em um restaurante é inaceitável e representa um sério risco à saúde pública. Esses insetos podem transmitir doenças como salmonela, gastroenterite e disenteria, além de contaminar alimentos e utensílios.
É importante destacar que, a ação da Anvisa demonstra o compromisso do órgão com a segurança alimentar dos consumidores. A interdição dos restaurantes serve como um alerta para que os estabelecimentos adotem medidas rigorosas de higiene e controle de pragas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale dizer que, Viracopos é um dos maiores aeroportos de passageiros e o maior de cargas do Brasil. Inclusive, devido ao renome, o gigante se pronunciou sobre o caso. Dizendo que o fechamento ocorreu em uma área isolada da praça de alimentação e que sempre orienta os lojistas sobre obrigações previstas em contrato e agora se coloca à disposição para solucionar os problemas indicados.
Comunicado do Aeroporto:
“Vale contextualizar que o aeroporto possui hoje 171 operações comerciais, sendo 55 de alimentação. A expectativa é que as lojas cumpram as exigências do órgão e estejam aptas para reabrir na próxima semana. A concessionária informa que recebeu, no início da tarde desta sexta-feira (10/11), uma Notificação Sanitária da Anvisa para prestar esclarecimentos sobre a ocorrência dentro de cinco dias e que irá cumprir com a determinação do órgão no prazo estabelecido”, diz o texto da nota.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Pombas e baratas: A interdição da Anvisa contra restaurante n°1 por flagra de nojeira em 2024
● Risco de intoxicação e paralização do fígado: ANVISA emite decreto contra colágeno nº1 das mulheres
● Anvisa faz proibição contra 14 produtos de marca n°1 no Brasil e retira das lojas às pressas
Alimentos estragados
Além dos estabelecimentos no Aeroporto, em novembro de 2023, uma ação necessária para proteger a saúde da população, a Vigilância Sanitária de Maceió, em cumprimento das regras da Anvisa, interditou uma lanchonete no bairro do Graciliano Ramos. Em razão de diversas irregularidades presentes no local.
A interdição foi motivada pelas precárias condições de higiene encontradas no local, incluindo a presença de ratos e baratas, alimentos estragados e falta de higiene. Segundo o portal ‘Cada Minuto’, a situação inaceitável da lanchonete demonstra a importância da atuação da Vigilância Sanitária na fiscalização de estabelecimentos que servem alimentos.
Por fim, vale salientar que, como o nome do estabelecimento não foi divulgado, dificulta a apuração dos fatos, logo não podemos afirmar a situação atual da empresa. O esperado é que a empresa tenha se adequado às normas da Visa. Vale dizer que, caso a mesma queira se manifestar o espaço segue em aberto.
Como fazer uma denúncia a Anvisa?
Para fazer uma denúncia a Anvisa é preciso preencher o formulário eletrônico descrevendo o fato e detalhar as informações, a fim de possibilitar a apuração da denúncia. A denúncia, quando possível, dever conter fotos ou materiais que possam demonstrar os fatos relatados.
Assim, o consumidor deve encaminhar sua denúncia ao órgão de vigilância sanitária de seu município, informando os seguintes dados:
- nome e marca do produto.
- nome e endereço do fabricante.
- data de validade.
- lote.
- nome e endereço do estabelecimento comercial onde o produto se encontra.
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]