Em uma ação inédita, Anvisa lacra 4 restaurantes por apresentarem grandes riscos aos seus clientes
A recente ordem de interdição da ANVISA a quatro restaurantes populares trouxe à tona graves questões de higiene e segurança alimentar.
A presença de baratas, a falta de limpeza adequada e os riscos de intoxicação foram os principais fatores que motivaram a decisão urgente das autoridades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Antes de tudo, vale lembrar que a Vigilância Sanitária cumpre as regras determinadas pela ANVISA para o funcionamento de todos os restaurantes do Brasil.
Acontece que no dia 07 de dezembro de 2023, em uma ação fiscal conjunta, a Delegacia Especial de Crimes Contra o Consumidor (Decc) e a Vigilância Sanitária da Prefeitura do Rio de Janeiro lacraram o restaurante Parmê do Norte Shopping, localizado no Cachambi, zona norte da cidade.
A operação, realizada flagrou o estabelecimento armazenando alimentos vencidos e sem refrigeração adequada, colocando em risco a saúde dos consumidores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com a CNN Brasil, durante a fiscalização, os agentes encontraram mais de 100 kg de alimentos impróprios para consumo, incluindo frios,molhos, carnes, linguiça e camarão.
Os produtos estavam armazenados em condições precárias, sem refrigeração adequada e em desacordo com as normas sanitárias.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● De leite com xixi a carne moída de cavalo: 6 produtos populares são desmascarados e ANVISA emite alerta
● “Matérias estranhas e impurezas” : Globo entrega decreto da ANVISA contra 7 marcas de café populares
● Vômito e diarreia: Anvisa faz proibição contra 3 marcas de azeite, farinha e +1 do Assaí, Carrefour e mais
Prisão
Além disso, a equipe da Vigilância Sanitária constatou falhas nas condições de higiene do local, com acúmulo de água suja, pisos sujos, presença de baratas e equipamentos engordurados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Diante das irregularidades encontradas, o gerente do restaurante foi preso em flagrante por crime contra as relações de consumo. A pena para esse tipo de crime varia de 2 a 5 anos de prisão.
Ainda segundo a CNN, o estabelecimento permaneceria lacrado até que as normas sanitárias sejam regularizadas. Ao pesquisar o estabelecimento no Google, é possível ver que eles cumpriram as normas pedidas, visto que está funcionando normalmente atualmente.
Interditados
A Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa interditou três restaurantes na capital paraibana no último final de semana (24 a 26 de fevereiro de 2024).
Os estabelecimentos, localizados nos bairros de Manaíra, Cabo Branco e Bancários, foram flagrados descumprindo normas básicas de higiene e organização, colocando em risco a saúde dos consumidores.
Segundo o G1, as fiscalizações ocorreram entre os dias 20 e 27 de fevereiro desse ano, após denúncias de clientes que teriam sofrido intoxicação alimentar após consumir refeições nos locais. As equipes da Vigilância Sanitária confirmaram as irregularidades e interditaram os restaurantes.
Os restaurantes permanecerão interditados até que as medidas corretivas sejam tomadas e uma nova vistoria seja realizada pela Vigilância Sanitária.
A gerente da Vigilância Sanitária de João Pessoa, ressaltou a importância da população denunciar irregularidades em estabelecimentos comerciais: “A Vigilância Sanitária trabalha para garantir a saúde pública, mas contamos com a colaboração da população para denunciar qualquer situação suspeita. A denúncia pode ser feita através do telefone ou do aplicativo João Pessoa na Palma da Mão.”
Para que serve a Anvisa?
A ANVISA é uma autarquia vinculada ao Ministério da Saúde do Brasil, com a função principal de promover a proteção da saúde da população.
Sua atuação é abrangente, englobando a regulamentação, controle e fiscalização de produtos e serviços que afetam a saúde pública. Isso inclui medicamentos, alimentos, cosméticos, produtos de higiene, saneantes, produtos para saúde, sangue e hemoderivados, além de serviços de saúde e estabelecimentos que os oferecem.