Adeus
Ordem do Banco Central: Cancelamento da conta e poupança caem como bomba no BB e Caixa por situação com o CPF
16/02/2024 às 17h44
Válido para todos os bancos, cancelamento de conta pode acontecer por culpa do seu CPF
Seu CPF pode estar nos olhos do Banco Central e sua conta no Banco do Brasil e na Caixa pode ser cancelada seja ela poupança ou normall.
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Isso porque tem uma situação com o seu CPF que pode decretar que sua conta seja oficialmente cancelada, após uma nova determinação do Banco Central.
De acordo com informações do Valor Investe, CPF tornou-se nos últimos anos um importante documento de identidade dos brasileiros, usado para fazer cadastros em lojas, contratar um serviço ou ainda pedir um empréstimo.
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Por isso, ficar com o CPF irregular ou inativo pode levar a consequências ruins para as pessoas, como, por exemplo, ter sua conta bancária totalmente bloqueada para fazer qualquer tipo de movimentação, ou seja, ficar impedido de pagar contas, transferir dinheiro ou mesmo investir o recurso que está lá.
Em 2019, o Banco Central divulgou uma resolução (artigo 5 da Resolução número 4753), que estabelece os parâmetros para abertura, manutenção e encerramento de contas correntes de pessoas físicas pelas instituições financeiras.
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Em março de 2020, veio uma circular (número 3988) que trouxe detalhes sobre o cancelamento de contas de CPFs com problema.
CAIXA E BANCO DO BRASIL ESTÃO CANCELANDO AS CONTAS?
Em 2021, segundo o Valor Investe, bancos estão sob pressão do Banco Central para encerrar a conta corrente e poupança de titulares que estão com o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) em situação irregular.
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Os bancos vinham conduzindo o assunto lentamente e priorizando tomar atitude nos CPFs em situação mais crítica, como aqueles que estavam com status de “nulos” e “cancelados”, de quem já não era movimentada há um tempo.
Agora eles terão que começar a agir sob titulares de CPFs “suspensos” e de contas que têm movimentação maior. Eles relutam em fazer isso porque sabem que esse movimento vai provocar reclamações dos clientes, podendo gerar até congestionamento nos canais de atendimento. Mas, parece ser um caminho inevitável.
Autor(a):
Bruno Zanchetta
Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: [email protected]