Banco popular sofreu intervenção do BC e acabou vendido à rival por milhões
Uma famosa instituição financeira brasileira sediada em Curitiba, fundada pela família Andrade Vieira, liderada por Avelino Antônio Vieira, enfrentou dificuldades financeiras a partir de 1994 e acabou sofrendo intervenção do Banco Central.
A instituição chegou a ser incluída no Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento do Sistema Financeiro Nacional (PROER), no entanto, o programa de recuperação não teve êxito e, em 1997, o Banco Central interveio na instituição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A instituição em questão é o Banco Mercantil e Industrial do Paraná S/A (Bamerindus), que teve uma de suas partes absorvida pelo HSBC e a outra parte ficou sob controle do Banco Central. Seu último presidente foi José Eduardo de Andrade Vieira.
FUNDAÇÃO
Avelino Antônio Vieira, nascido em Tomazina, interior do Paraná, começou sua carreira como vendedor e escriturário bancário. Após concluir os estudos de contabilidade em Curitiba, retornou a sua cidade natal e estabeleceu sua seção bancária.
Em 1929, durante a crise mundial, Avelino fundou a Sociedade Cooperativa de Responsabilidade Limitada Banco Popular e Agrícola do Norte do Paraná (BPA) em Tomazina, associando-se a alguns amigos. Em 1944, o BPA foi incorporado ao Banco Comercial do Paraná, do qual Avelino se tornou diretor comercial. Em 1951, assumiu o controle do Banco Meridional da Produção e alterou sua razão social para Banco Mercantil e Industrial do Paraná SA.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 1971, o nome foi modificado para Banco Bamerindus do Brasil SA, tornando-se uma das maiores instituições bancárias da América do Sul durante as décadas de 1970 e 1980, mas enfrentando uma crise e colapso nos anos 1990.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Adeus, dinheiro e cartão de crédito: Comunicado do Banco Central traz substituto para 2 gigantes no Brasil
● Decisão do Banco Central traz notícia nada boa da poupança e 2 substitutos salvam dinheiro dos brasileiros
● Fim do real? Nova moeda confirmada pelo Banco Central em 2025 e brasileiros avisados hoje (21)
PROPAGANDA POPULAR
O Banco Bamerindus ficou conhecido por sua propaganda da caderneta de poupança, com o ator Toni Lopes, transmitida principalmente na Rede Globo durante o programa Domingão do Faustão. O jingle “O tempo passa, o tempo voa; e a ‘Poupança Bamerindus’ continua numa boa… é a ‘Poupança Bamerindus’!” foi criado por Milce Junqueira, Fernando Rodrigues e Fernando Leite, Colucci.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
QUAL O ALERTA DO PRESIDENTE DO BANCO CENTRAL ENVOLVENDO O PIX?
Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central (BC), expressou preocupação com o orçamento limitado da instituição, alertando para possíveis impactos no funcionamento do Pix no futuro. Ele enfatizou que somente com a aprovação da autonomia financeira e administrativa do BC será possível garantir recursos adequados para sustentar plenamente a operação da rede Pix.