A agência emite 3 comunicados urgentes para fevereiro e você precisa saber agora
A Anvisa, é importante salientar, se trata, ema suma, de uma autarquia de regime especial, vinculada ao Ministério da Saúde.
Dito isso, nesta terça-feira (27), vocês saberão detalhes sobre três comunicados urgentes da Anvisa para fevereiro, com direito a ordem em hospitais, proibição de produto e câncer.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A saber, os comunicados foram feitos por meio do Instagram oficial do órgão. Assim, vamos iniciar falando sobre uma ordem aos hospitais.
Por meio do seu comunicado, a Anvisa explicou que: “Se você passar por procedimentos cirúrgicos e tiver um produto implantado em seu corpo, solicite ao médico a etiqueta de rastreabilidade. Mesmo que o implante não seja permanente, é possível solicitá-la”, disse.
“A etiqueta de rastreabilidade não deve ser confundida com o rótulo ou com as instruções de uso (ou bula). Trata-se de um documento adicional que deve estar na embalagem do produto”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E então finalizou: “Assim como a carteira de identidade, as etiquetas de rastreabilidade correspondem ao documento oficial de identificação do dispositivo médico. São documentos que possuem dados do produto e do fabricante e, caso necessário, permitem consultar todo o histórico de fabricação do dispositivo médico”.
Também por meio do seu Instagram, a Anvisa fez um comunicado falando sobre a importância de escolher bem os produtos que colocamos em nossos cabelos.
“Fique atento aos produtos de cabelo que você vê por aí! 😨😨 Cosméticos não regulamentados pela Anvisa podem causar irritação, queimaduras e até cegueira temporária. É o barato que sai caro! Não arrisque a sua saúde!”, disse.
E por fim, mas não menos importante, a agência também comunicou sobre o Dia Internacional do Câncer na Infância.
Quando é o Dia Internacional do Câncer na Infância?
A Anvisa destacou que: “O Dia Internacional do Câncer na Infância (15/2) foi criado com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre o câncer infantil e expressar apoio às crianças e aos adolescentes com câncer e suas famílias”, disse.
“Os tipos mais comuns de câncer infantil são leucemias (câncer dos tecidos produtores de sangue), linfomas (câncer do sistema linfático) e tumores cerebrais. Enquanto muitos cânceres adultos são associados a questões ambientais, ocupacionais ou de estilo de vida, como dieta, álcool e tabagismo, as causas da maioria dos cânceres infantis ainda são desconhecidas. Daí a importância do diagnóstico precoce para o sucesso do tratamento”, finalizou.