Uma ordem de Haddad está fazendo o INSS emitir alertas aos idosos 60+ que estão correndo o risco de perderem o benefício. Fique alerta pois você pode ser um deles
O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, baixou uma ordem que atinge milhares de aposentados e pensionistas do INSS. Diante desse cenário, o órgão faz ligações para que os idosos 60+ não corram risco de perder o benefício de R$1.412.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Instituto Nacional do Seguro Social conta com mais de 39 milhões de beneficiários que precisam desse auxílio para seguirem suas vidas. Assim, sempre quando há alguma alteração, emitem um alerta para não pegar ninguém de surpresa.
De acordo com o portal ‘Uol’, desde o dia 1° de agosto o INSS está convocando as pessoas que recebem o BPC ou o auxílio-doença para atualizarem seus cadastros no CadÚnico. Isso porque é uma medida para a revisão da apuração de irregularidades, de possíveis pessoas não adeptas recebendo o benefício.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale lembrar que o Benefício de Prestação Continuada (BPC) é para os idosos com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência, com baixa renda. Já o auxílio-doença é aos que estão incapacitados de trabalhar por mais de 15 dias seguidos.
Ainda segundo o site, após a decisão de Haddad, o INSS vai se comunicar com os beneficiários que precisam atualizar o CadÚnico. A solicitação será através do ‘Meu INSS, por SMS ou até mesmo por ligação telefônica.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Serão um total de 1,25 milhão de pessoas que precisarão passar por esse processo. Muitos deles não fazem a atualização obrigatória a mais de 48 meses. Assim o órgão não consegue identificar se todos aqueles ainda estão aptos para receber o valor, já que segue uma série de requisitos.
Todas as revisões passarão primeiro por uma checagem de dados, se tudo estiver certo, nada acontecerá. porém, caso identifiquem algum problema, os beneficiários serão convocados a comparecer de maneira presencial no INSS.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Veja como fazer a atualização
Para fazer a atualização, as pessoas precisam se dirigir até o Cras da cidade em que mora. Aqueles que recebem o BPC e não possuem cadastro no CadÚnico estão recebendo notificação desde o dia 1° de agosto, para fazer o cadastro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Caso não receba notificação, não precisam se dirigir até o INSS, mas quem receber o chamado, tem até 30 dias para apresentar os documentos pessoais. Dentre eles estão o CPF, laudos e exames médicos e uso de medicação contínua, caso tenha.
Quem recebe o INSS hoje (02)?
Hoje, aqueles que possuem o final do NIS 7 e ganham até um salário mínimo recebem o pagamento do INSS. Aqueles que ganham acima de um salário mínimo e possuem final do NIS 2 e 7 também recebem o valor.