BARRADOS

Substância duvidosa: Os 3 produtos de marca de bebida, incluindo suco, proibidos pela ANVISA em 2023

Anvisa suspende três grandes marcas de sucos

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é responsável por controlar tudo que será consumido no mercado brasileiro. Mas, cada estado tem seu órgão responsável. E hoje vamos citar o barramento de marcas de suco por um órgão estadual.

Primeiro, é válido ressaltar que a Vigilância Sanitária se encontrar algum produto fora dos padrões, pode suspender a empresa imediatamente de comercializar tal mercadoria e só libera após a responsável atender o que se pede.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E no último dia 17 de julho, duas marcas famosas que vendem sucos e suplementos orgânicos, tiveram seus produtos suspensos pela Anvisa por conta de irregularidades.

Trata-se da marca Mundo Aloe e Natuser, da empresa Alphaloe Indústria de Cosmético e Comércio de Alimentos, Bebidas e Cosméticos LTDA-ME. Conhecida por seus produtos naturais, na ocasião, a Vigilância Sanitária de Santa Catarina mandou barrar por conta de alguns problemas.

Anvisa precisou barrar sucos (Foto: Divulgação)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

MAS O QUE ACONTECEU?

Através do site oficial, o órgão estadual esclareceu o motivo de barrar os produtos: “A medida foi motivada considerando a comercialização de produtos sem identificação da origem ou fabricantes, classificação inadequada dos produtos, sem clareza nos ingredientes utilizados e/ou uso de ingredientes não permitidos para suplementos alimentares, como Aloe vera, e divulgação com sugestão terapêutica ou medicamentosa de uso, como: reduz pressão sanguínea e diabetes, tratamento de úlceras, problemas digestivos e intestinais, anti-inflamatório, problemas cardiovasculares e circulatórios, queimaduras e infecções”.

Na ocasião, a Vigilância Sanitária de Santa Catarina informou que os seguintes produtos foram barrados: Suplemento Alphaloe ou Aloe Vera em Sucos e Cápsulas; Suplemento orgânico sabor Aloe Vera e Suplemento Infinity. Vale destacar, que todos são da marca Mundo Aloe e Natuser, da empresa Alphaloe Indústria de Cosméticos e Comércio de Alimentos, Bebidas e Cosméticos.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aloe teve problema com a Anvisa (Foto: Divulgação)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

QUAL OUTRA MARCA DE BEBIDA FOI SUSPENSA?

Outra marca de bebidas que teve problema com a Anvisa foi a Ades. A fabricação e comercialização da embalagem de 1 litro do suco de soja Ades, foi suspensa em todo o Brasil. Isso, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), segundo determinação publicada no Diário Oficial da União.

Isso ocorreu em 2013, quando a Unilever anunciou que 11 linhas de produção de Ades foram contaminadas com uma solução de soda cáustica. Isso na fábrica de Pouso Alegre (MG), a única que produz a bebida no país. Com isso, 96 embalagens de 1 litro receberam a solução de soda em vez de suco de maçã. Nessa fábrica a Unilever também produz caldos, sopas e temperos em pó.

Anvisa já precisou barra a marca de suco Ades (Foto: Divulgação)

AS EMPRESAS OPERAM NORMALMENTE?

Todas as três marcas hoje vendem seus produtos normalmente. Geralmente, quando ocorre suspensão, as empresas correm para se adequar a Anvisa e operam normalmente depois.

Eu sou Larisse Oliveira, sou graduanda em Engenharia Ambiental, pelo Instituto Federal do Ceará. Escrevo sobre o mundo dos famosos desde 2019 e amo cobrir o mundo da televisão, em especial programas de TV. Faço matérias aos finais de semana e atualizo o público sobre tudo que está rolando na TV e nas redes sociais dos queridinhos do momento. Email: larisse.oliveira@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile