Os comentários da internet influenciam a audiência das programações televisivas?

19/10/2013 às 21h09

Por: Danyllo Junior
Imagem PreCarregada

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

televisaoredesociaisHábito de comentar na internet o que é visto na TV só aumenta

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Há alguns anos a prática de se comentar na internet o que é visto na televisão era pouco ou raramente notável. Porém, nos dias atuais, nos deparamos com um crescimento enorme de tal prática, em virtude principalmente do aumento da presença da internet nos domicílios brasileiros, que alterou o comportamento dos telespectadores e internautas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo estudos realizados pelo IBOPE Media de 2011 até os anos mais recentes, através da pesquisa Social TV, o que leva o internauta a comentar em redes sociais a programação da televisão são, principalmente, fatos que sejam polêmicos, divertidos, diferentes ou inesperados. Grandes jogos de futebol, capítulos finais de novelas e de realities shows são comumente geradores tanto de comentários quando de audiência, mas as novelas em si ainda dominam esses comentários.

Os estudos feitos em 13 regiões metropolitanas descobriram que 18% dos telespectadores consomem TV e internet ao mesmo tempo. Nota-se então um número bastante alto. Com relação ao perfil desses telespectadores, os estudos revelam que o hábito é mais forte entre os jovens e tem no grupo dos adultos maior participação das mulheres e das pessoas de classe AB.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um ponto importante descoberto pelas pesquisas já realizadas mostra que o maior número de comentários ocorre no início de determinado programa e que esses comentários gradativamente vão diminuindo, mesmo que ao longo do programa a audiência cresça. Entretanto, existem casos especiais onde os comentários se prolongam por dias, tornando-se assim virais ou os famosos memes.

Os comentários da internet interferem na audiência das programações televisivas? Bom, de acordo com os estudos, parece não haver essa interferência, dessa forma, há dias em que a audiência de determinado programa cresce e o buzz, que são os comentários, não acompanha esse crescimento, enquanto há outros que o buzz é maior do que mesmo a audiência. Todavia, há sugestões de que os programas com alto índice de audiência tendem a apresentar melhor correlação entre audiência e buzz.

Em suma, o total de comentários feitos pelos telespectadores/internautas nas redes sociais não interferem na audiência dos programas, mas há indícios de que essa interferência possa vir a acontecer em alguns casos e até aumentar com o passar do tempo. Na atual realidade, parece haver maior influência do nível de audiência na quantidade de comentários do que o inverso. O tempo dirá se esse fato se inverterá.

Band
Destaque
Globo
Ibope
internet
Record
redes sociais
RedeTV!
SBT
TV Cultura

Autor(a):

Escreve artigos de opinião sobre televisão desde 2009. Enfermeiro, Mestrando da UFRN, autor de livro - Morte Gêmea - e contos, e apaixonado pelos afins da televisão. Integra a equipe do TV Foco/iG desde maio de 2013, assinando atualmente a coluna semanal ‘Ligado na TV’, na qual lança seu olhar sobre o curioso universo televisivo. (e-mail: [email protected])

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.