O QUE ROLOU?!

A proibição da ANVISA contra duas grandes e amadas marcas de doces

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

ANVISA determinou a proibição de 2 marcas famosas de doces após grave risco (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/ANVISA/Freepik/Canva)

Marcas famosas de doces acabaram tomando proibição severa da ANVISA após comprovar a presença de vidro e risco de câncer, o que causou grande choque dos consumidores; Saiba o que aconteceu e a situação atual

Quando falamos em docinhos, é muito difícil encontrar quem não resista a um docinho, não é mesmo? Saborosos, coloridos e atraentes, essas guloseimas encantam milhares de pessoas em diversas gerações. Vale destacar, inclusive, que em nosso país há uma diversidade absurda deles que vão desde a linha mais tradicional aos importados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas apesar de irresistíveis, muitas marcas (incluindo as mais famosas) sofreram proibições severas da ANVISA após apresentarem sérios riscos. Sendo assim separamos dois casos que chocaram milhares de consumidores:

Veja abaixo todos os detalhes de cada um desses casos:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

1- Paçoca

Conforme mencionado no tópico, ano de 2017, segundo o portal G1, a ANVISA  interditou um lote de paçoca da marca Dicel por exceder o limite do teor de aflatoxinas, que nada mais são do que toxinas produzidas por fungos, encontradas em alimentos:

“As aflatoxinas são substâncias tóxicas e carcinogênicas, e, por isso, produtos fora da especificação não podem ser consumidos pela população” -Alertou a autarquia na época.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como a própria Anvisa destacou em seu pronunciamento, ao ser consumido em excesso a aflatoxina pode trazer muitos problemas à saúde, como risco de câncer.

De imediato, a resolução da autarquia determinou a suspensão da distribuição e comercialização dos lotes de paçoca na época. Essa decisão foi devidamente publicada na época no Diário Oficial da União.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O lote de comercialização vetada foi de número 0027 do produto “Doce de Amendoim Paçoca Rolha”, da marca, cuja responsabilidade é da Indústria Logistica Wethonklauss Constante Ltda:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tal produto é fabricado na região de Goiânia, mas a interdição cautelar valeu em todo o território nacional.

Ainda de acordo com o G1, à época a empresa NÃO QUIS SE PRONUNCIAR SOBRE O ASSUNTO e até hoje não foram encontradas as manifestações. Lembrando que o espaço permanece aberto caso a mesma queira expor a sua versão dos fatos.

De acordo com apurações do TV Foco, a SITUAÇÃO FOI DEVIDAMENTE REGULARIZADA E O PRODUTO VOLTOU A SER COMERCIALIZADO.

Chocolate

Por fim, em outubro do ano de 2022, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicou uma resolução na qual ficou expressa a proibição de venda e distribuição de dois lotes da marca Garoto. Vale lembrar que desde a sua fundação em 1929, ela é considerada uma das marcas mais consolidadas do Brasil.

Tanto é que ela é reconhecida como a 1º maior marca do país! isso porque a Nestlé, que já está em primeiro lugar no ranking de chocolates, se fundiu a Garoto ao comprar grande parte da sua marca, fazendo com que ela subisse ainda mais no patamar, como podem ver através desse link*.

O motivo da proibição da Anvisa, foi a suspeita GRAVE de contaminação com pedaços de vidros em alguns lotes. Isso porque um dos seus equipamentos havia se quebrado durante oprocesso de fabricação.

Segundo o portal G1, diante disso, a ANVISA determinou a proibição de duas linhas dos chocolates da Garoto que poderiam conter esses fragmentos de vidro:

Os lotes atingidos foram:

Vale destacar que fragmentos de vidro podem causar lesões na boca ou mucosa, segundo a agência sanitária, além de (dependendo dos casos) perfurar o estômago.

Veja mais detalhes na reportagem que foi ao ar pelo Jornal da Record na época:

Qual foi a manifestação da Garoto sobre a proibição da ANVISA?

De acordo com o portal CNN, diante dos fatos, a marca Garoto se pronunciou quanto ao caso, fazendo a seguinte declaração:

“A GAROTO informa que está promovendo o recolhimento voluntário de um lote do tablete Chocolate Garoto 80g Caju (L 225212941G, validade 09/09/2023) e um lote do tablete Chocolate Garoto 80g Caju e Passas (L 225312941G, validade 10/09/2023), após ter identificado a possibilidade remota de que algumas unidades desses lotes tenham sido produzidas com pequenos fragmentos de vidro.

A empresa suspendeu imediatamente a distribuição e comercialização desses dois lotes de produtos e esclarece que a ação de recolhimento é restrita aos Estados de Santa Catarina e Espírito Santo, onde os lotes foram distribuídos. Grande parte das unidades envolvidas já foi recolhida pela empresa, que está colaborando com as autoridades para que as demais unidades sejam recolhidas.

A suspeita da presença de pequenos fragmentos de vidro provém da quebra de um sensor na linha de fabricação, que pode ter tido algum contato com os referidos lotes. A empresa reforça que a qualidade e segurança de seus produtos são prioridades inegociáveis, e que adota rígidos padrões e controles em todas as etapas do processo produtivo e de distribuição. A GAROTO reforça seu compromisso com a segurança dos seus consumidores e disponibiliza os canais 0800 055 95 50 e sacgaroto@garoto.com.br para contato”

Ainda de acordo com o G1, à época, a Anvisa alertou que SOMENTE esses lotes apresentaram riscos, e temos que deixar bem claro que NÃO há restrições de consumo para os demais produtos da Garoto.

Segundo apurações feitas pelo TV Foco, TODOS os produtos da marca Garoto são encontrados com muita facilidade nos principais mercados e redes de compras. Como podem ver na imagem abaixo:

Chocolates Garoto continuam sendo vendidos normalmente no mercado (Foto Reprodução/Google Shopping)

Dentre os produtos que fabrica estão caixas de bombons, Tabletes, Ovos de Páscoa, e chocolate para uso culinário como coberturas e pó solúvel, que podem ser encontrados em mais de 50 países.

Seus maiores sucessos são a Caixa Amarela e os Tabletes Familiares com a marca Garoto; os chocolates Baton e Talento e o saudoso bombom Serenata de Amor. Ela também oferece versões em sorvetes e picolés de algumas das suas principais marcas.

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Sair da versão mobile