Paçoca ‘cancerigena’, metal no chocolate e queridinho das 60+: 3 doces foram arrancados por ordem da ANVISA
19/03/2024 às 13h37
Saiba tudo sobre 3 doces proibidos pela Anvisa, com paçoca, chocolate e queridinho das 60+ fora das lojas
E o famoso órgão da Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, responsável por fiscalizar a segurança de produtos no Brasil através da fiscalização de alimentos e insumos, chocou a todos com uma proibição a 3 doces bastante populares, que ofereciam riscos à saúde dos consumidores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As informações são do site “estadao.com”, o qual informou no dia 04 de junho de 2019, que a Anvisa interditou um lote de paçoca rolha da famosa marca Dicel, produzida em Goiânia–GO.
Segundo as informações, os produtos ultrapassavam o limite permitido de aflatoxinas, substâncias tóxicas produzidas por uma espécie de fungos, que podem causar graves riscos à saúde humana, até mesmo o câncer.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale ressaltar que, atualmente, o produto já se encontra sendo comercializado normalmente, com a devida segurança.
Ainda segundo as informações, datadas de 26 de julho de 2023, a Anvisa também interditou o lote 09/23 RS de chocolate em pó 50% cacau e o lote 10/23 RS de chocolate em pó 100% Cacau, ambos da marca Qualicau, fabricados pela empresa Qualicoco LTDA.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme foi informado, os exames realizados constataram um resultado insatisfatório na determinação de metais presentes no chocolate, com cádmio e chumbo. Os produtos já se encontram nos mercados atualmente, e não apresentam mais nenhum perigo aos consumidores.
Além disso, o órgão regulador interditou o lote nº 03/09/25 de doce de cidra ralada, da famosa marca Tatitania, fabricado pela empresa Doces Tatitania LTDA.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Seu azeite está contaminado? Proibição da ANVISA contra 2 populares traz alerta máximo a brasileiros
● Vômitos intensos e diarreia: Anvisa arranca das prateleiras queijo n°1 das donas de casa
● Mofo e comida podre: Globo crava interdição da Vigilância Sanitária contra n°1 dos restaurantes
De acordo com os exames, o doce queridinho das 60+ apresentou um resultado insatisfatório na determinação de cobre presente, que pode causar graves danos à saúde humana. Vale ressaltar que o doce já se encontra presente para venda e consumo, sem mais perigos para os consumidores.
Quais produtos precisam da aprovação do órgão regulador no Brasil?
Segundo informações do site “licempre.com”, o registro na Anvisa é obrigatório para as empresas que fabricam e importam produtos alimentícios, farmacêuticos, correlatos, saneantes e cosméticos, devendo ser sempre analisados e passados por uma perícia especializada do órgão para receberem aprovação e serem liberados para o consumo das pessoas em geral.
Autor(a):
Rafael Silva
Eu sou Rafael Silva, tenho 28 anos e sou Arquiteto e Urbanista por formação pela Universidade Potiguar. Viciado em estar por dentro de tudo que acontece, sou Redator Web por vocação. Sempre foi apaixonado por escrita e leitura e me encontrei no mundo do entretenimento. Acompanho a vida dos famosos e celebridades diariamente pelos seus perfis das redes sociais e faço matérias sobre as fortunas dos artistas e suas mansões elegantes . Adoro jogar vídeo game e assistir séries e filmes. Minhas redes sociais são: [email protected]