Medida do governo federal garante cartela de benefícios aos idosos 60+ em 2024 e isenções de contas de água e remédios estão incluídas
O atual Governo Federal tem intensificado esforços para garantir o acesso a benefícios para idosos 60+ e novas medidas incluem isenção em contas de água, exames e até mesmo medicamentos.
De acordo com o FDR, o objetivo do governo é aliviar o impacto financeiro reconhecendo as necessidades da população idosa, além de simplificar o acessa aos benefícios que aumentam a qualidade de vida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, os benefícios concedidos pela Carteira do Idoso vai além da assistência econômica, oferecendo vantagens que influenciam o dia a dia do beneficiários.
Desse modo, voltada para aqueles com renda familiar de até dois salários mínimos, essa política de benefícios oferece descontos significativos em transporte e atividades culturais, gerando economia e promovendo maior inclusão social.
Com isso, espera-se que essas medidas proporcionem mais tranquilidade financeira aos idosos, livrando-os de dívidas excessivas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sendo assim, isso não só beneficia individualmente, mas também contribui para a estabilidade econômica da população idosa em geral.
Benefícios para Idosos 60+ anos
- Taxas e custas judiciais;
- Honorários de advogados e peritos;
- Remuneração de intérpretes e tradutores;
- Despesas com exames, incluindo DNA.
- Contas de consumo (água, luz, gás, telefone e internet);
- Boletos e carnês relacionados a serviços essenciais;
- Dívidas bancárias (empréstimos, crediários, parcelamentos);
- Serviços de financeiras (empréstimos, crediários, parcelamentos em geral).
Como solicitar os benefícios?
Portanto, aqueles que buscam solicitar a Carteira do Idoso, precisam estar cadastrados no CadÚnico do Governo Federal.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Fim do Aviso-Prévio: Lei trabalhista traz 1 única atitude que CANCELA benefício a CLTs
● Melhor que FIM da tarifa dinâmica: Uber confirma 12 alertas para salvar passageiros durante corridas em 2025
● Reajuste de 5,25%: Canetada antes de Haddad garante salário mínimo de R$1656 à lista de CLTs em 2025
No entanto, caso não tenha o cadastro, é preciso entrar em contato com o CRAS mais próximo de sua casa para realizar o cadastro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ressaltando que, somente através da inscrição no CadÚnico que o cidadão terá acesso ao NIS (Número de Identificação Social).
Além disso, é importante lembrar que os idosos precisam comprovar a baixa renda e que recebam até dois salários mínimos.
Contudo, a carteira feita pelo CRAS pode demorar até 45 dias para ficar pronta. Caso necessite com urgência, o CRAS pode emitir uma declaração provisória para o beneficiário.
Quais informações constam na Carteira do Idosos?
- Nome completo
- Data de nascimento
- Número do Documento de Identificação
- Número do CPF
- NIS
- Data de expedição e validade
- QR Code com código alfanumérico
O que o idoso não precisa pagar?
Idosos aposentados, pensionistas e beneficiários do BPC e LOAS não precisam pagar juros de cinco tipos de dívidas, com cobranças abusivas e muita gente não sabe. Entre elas estão contas de água, energia, gás, empréstimos de bancos e financeiras, além de boletos de consumo.