Padaria nº1 do Rio de Janeiro com mais de100 anos de história, chega ao fim armando um retorno triunfal
A história da Padaria nº1 do Rio de Janeiro, que marcou gerações com sua tradição e qualidade, chega ao fim após um século de relevância no cenário carioca.
Com 100 anos de trajetória, o estabelecimento, símbolo de resistência e inovação no ramo de panificação, agora se prepara para um retorno triunfante.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O TV Foco, a partir do seu time de especialistas em futebol e das informações do colunista Ancelmo Gois, do GLOBO, detalha agora o fim e o recomeço da tradicional Padaria Ipanema.
Padaria Ipanema
A tradicional Padaria Ipanema, localizada na esquina das ruas Visconde de Pirajá e Joana Angélica, em Ipanema, encerrou suas atividades no início deste ano, após mais de um século de serviço à comunidade carioca.

O fechamento do estabelecimento, fundado em 1917, representou a perda de um marco histórico e afetivo para os moradores da Zona Sul do Rio de Janeiro.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portas fechadas no Rio Grande do Sul: Rede rival n°1 da Colombo fecha lojas em shoppings de Porto Alegre
13º salário 2025: Gigante garante 1ª e 2ª parcela de uma vez antes do INSS e nem Lula esperava por isso
Comunicado aos idosos: INSS confirma motivo de bloqueio em massa e traz única atitude para impedir corte
Reviravolta
Recentemente, a remoção de um letreiro moderno revelou a fachada original da padaria, surpreendendo e encantando os residentes locais.
Essa descoberta despertou um desejo coletivo de preservar a memória do bairro, com muitos defendendo a restauração do estilo retrô da construção.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nas redes sociais, internautas expressaram entusiasmo, comentando sobre a importância de manter viva a história arquitetônica da região.
Venda do imóvel
O espaço, com 600 metros quadrados, foi adquirido por Antônio Rodrigues, proprietário da rede Belmonte, conhecido por revitalizar estabelecimentos históricos no Rio de Janeiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Rodrigues planeja transformar o local em um ponto de funcionamento 24 horas, oferecendo desde café da manhã até pizzas, visando resgatar a tradição gastronômica da área.
“Os moradores podem respirar aliviados. A Padaria Ipanema agora vai funcionar 24 horas, terá café da manhã, pizza e tudo que tem direito”, garantiu Antônio Rodrigues por fim.
Além disso, a revelação da fachada original trouxe à tona discussões sobre a importância de preservar a identidade cultural e arquitetônica de Ipanema.
Moradores antigos relembram com nostalgia os tempos em que a padaria era parada obrigatória para quem frequentava a praia, destacando a riqueza de detalhes presentes nas construções da época.
Restauração
- A restauração da fachada busca preservar a identidade histórica da cidade.
- Contudo, a iniciativa alinha-se a políticas públicas que equilibram modernização e preservação cultural.
- Além disso, projetos internacionais demonstram que é possível conciliar desenvolvimento e patrimônio.
- Porém, a valorização do patrimônio histórico fortalece a conexão com as raízes culturais locais.
- Por fim, a restauração da fachada serve como exemplo de integração entre progresso e conservação.
Qual é a padaria mais antiga em funcionamento no Rio de Janeiro?
A Casa Cavé, inaugurada em 5 de março de 1860, é a confeitaria mais antiga em funcionamento no Rio de Janeiro.
Fundada pelo francês Charles Auguste Cavé, a casa está localizada no número 133 da Rua Sete de Setembro, no Centro da cidade.
Além disso, sua arquitetura reflete influências de diversos países, com lustres, vitrais e vidros franceses; cadeiras e mesas projetadas pelo espanhol Cólon; e luminárias de origem brasileira.
CONCLUSÃO
Por fim, a descoberta da fachada original da Padaria Ipanema simboliza a luta pela preservação da história e cultura carioca em meio às constantes mudanças urbanas.
Porém, é fundamental que iniciativas de revitalização respeitem e integrem o legado arquitetônico. Garantindo que as futuras gerações possam apreciar e compreender a riqueza histórica que moldou a cidade do Rio de Janeiro.
Veja também matéria especial sobre: Portas lacradas em SC: Vigilância interdita padaria e +1 restaurante em Florianópolis por nojeira e podridão.