VIDA REAL

Padres casados se unem para incentivar Tenório que se vê preso em uma encruzilhada em Além da Ilusão

10/06/2022 às 22h31

Por: Diego Laureano
Imagem PreCarregada
Tenório (Jayme Matarazzo) largou a batina por amor, mas poderia dar um jeito de unir as paixões em Além da Ilusão (Foto: Reprodução / Globo)

Padre Tenório abandonou a batina por amor.

O padre Tenório (Jayme Matarazzo) se viu em uma encruzilhada ao se apaixonar por Olívia (Debora Ozório) em Além da Ilusão. Mas o personagem não é o único da ficção ao abandonar a batina e nem da vida real.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O MFPC (Movimento das Famílias dos Padres Casados), porém destaca que isso não deveria ser regra, onde o grupo argumenta que não existe referência disso na Bíblia, por exemplo. Até Pedro, apóstolo de Jesus e o primeiro papa conforme as escrituras, era casado. No século 3, alguns monges decidiram não ter família. Mas só no século 11 que o celibato foi sacramentado como regra pela Igreja católica.

SAIBA MAIS! Além da Ilusão: Prestes a encontrar filha perdida, Heloísa descobre que está grávida de Leônidas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Os motivos? Restaurar a moral sexual dos padres, deixá-los mais livres para o trabalho pastoral e se defender de brigas de eventuais filhos pelos bens eclesiásticos”, disse João Correia Tavares, vice-presidente da Federação Latino-americana de Padres Casados, em entrevista ao Notícias da TV.

Uma grande polêmica que figura ao longo dos anos é que a proibição é para que não existam gastos com o matrimônio vigente e também em caso de uma possível separação, não tenha briga judicial por herança.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Os bens são da paróquia ou diocese, e não do padre. Na Igreja Católica, diferentemente de alguns pastores neopentecostais escandalosamente milionários donos de igrejas e de tudo o que os fiéis oferecem de dízimo, padres e bispos não são donos dos bens da igreja, que são administrados por um Conselho Econômico”, explicou João Correia.

Se a briga pela herança não justifica o celibato, outro motivo apontado é a disponibilidade maior para o seu ministério. “Por trás dessa obrigatoriedade, há a necessidade de ter um ‘exército’ de homens solteiros, livres do ’empecilho’ da família, para irem para onde o bispos os mandam, em obediência irrestrita e rápida. Padre a tempo integral, em obediência cega ou quase cega, sem preocupação com esposa e filhos. Só esqueceram que ele também é um homem, um animal racional sexuado, com necessidades biopsíquicas inelutáveis”, completou.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

VIDA REAL

Antonio Evangelista, presidente do Movimento da Família dos Padres Casados, conhece bem as regras contra o celibato, pois viveu isso na pele, onde abandonou a batina após 11 anos, quando decidiu se casar com uma paroquiana.

“Se você ama profundamente uma moça, a ponto de formar uma família com ela, você também está amando Deus. Você sempre o amará acima de todas as coisas. Mesmo casado, Tenório, você também pode estar a serviço de Deus”, disse o sacerdote, diante do martírio que o personagem de Jayme Matarazzo atravessava em Além da Ilusão.

“Minha impressão é de que este assunto está sendo pouco discutido no Brasil. Pessoalmente tenho questionado alguns bispos quanto à formação atual nos seminários. Para quem estamos formando novos padres? Para o Vaticano? Para a Igreja celebradora de missas, novenas, festejos e procissões? Para a Igreja carismática? Ou para manter o status quo, sem questionar a realidade de fome, da pobreza, da injustiça, da desigualdade crescentes?”, pergunta o ex-padre da vida real.

Pelo visto, Tenório tem um forte apelo para seguir o seu coração e ter um desfecho feliz em Além da Ilusão.

Tenório e Olívia se beijam em Além da Ilusão (Foto: Reprodução / Globo)

Tenório (Jayme Matarazzo) e Olívia se beijam em Além da Ilusão (Foto: Reprodução / Globo)

 

 

Pantanal novela
Pantanal remake

Autor(a):

Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.