Padre Tenório abandonou a batina por amor.
O padre Tenório (Jayme Matarazzo) se viu em uma encruzilhada ao se apaixonar por Olívia (Debora Ozório) em Além da Ilusão. Mas o personagem não é o único da ficção ao abandonar a batina e nem da vida real.
O MFPC (Movimento das Famílias dos Padres Casados), porém destaca que isso não deveria ser regra, onde o grupo argumenta que não existe referência disso na Bíblia, por exemplo. Até Pedro, apóstolo de Jesus e o primeiro papa conforme as escrituras, era casado. No século 3, alguns monges decidiram não ter família. Mas só no século 11 que o celibato foi sacramentado como regra pela Igreja católica.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
SAIBA MAIS! Além da Ilusão: Prestes a encontrar filha perdida, Heloísa descobre que está grávida de Leônidas
“Os motivos? Restaurar a moral sexual dos padres, deixá-los mais livres para o trabalho pastoral e se defender de brigas de eventuais filhos pelos bens eclesiásticos”, disse João Correia Tavares, vice-presidente da Federação Latino-americana de Padres Casados, em entrevista ao Notícias da TV.
Uma grande polêmica que figura ao longo dos anos é que a proibição é para que não existam gastos com o matrimônio vigente e também em caso de uma possível separação, não tenha briga judicial por herança.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Os bens são da paróquia ou diocese, e não do padre. Na Igreja Católica, diferentemente de alguns pastores neopentecostais escandalosamente milionários donos de igrejas e de tudo o que os fiéis oferecem de dízimo, padres e bispos não são donos dos bens da igreja, que são administrados por um Conselho Econômico”, explicou João Correia.
Se a briga pela herança não justifica o celibato, outro motivo apontado é a disponibilidade maior para o seu ministério. “Por trás dessa obrigatoriedade, há a necessidade de ter um ‘exército’ de homens solteiros, livres do ’empecilho’ da família, para irem para onde o bispos os mandam, em obediência irrestrita e rápida. Padre a tempo integral, em obediência cega ou quase cega, sem preocupação com esposa e filhos. Só esqueceram que ele também é um homem, um animal racional sexuado, com necessidades biopsíquicas inelutáveis”, completou.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
VIDA REAL
Antonio Evangelista, presidente do Movimento da Família dos Padres Casados, conhece bem as regras contra o celibato, pois viveu isso na pele, onde abandonou a batina após 11 anos, quando decidiu se casar com uma paroquiana.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Se você ama profundamente uma moça, a ponto de formar uma família com ela, você também está amando Deus. Você sempre o amará acima de todas as coisas. Mesmo casado, Tenório, você também pode estar a serviço de Deus”, disse o sacerdote, diante do martírio que o personagem de Jayme Matarazzo atravessava em Além da Ilusão.
“Minha impressão é de que este assunto está sendo pouco discutido no Brasil. Pessoalmente tenho questionado alguns bispos quanto à formação atual nos seminários. Para quem estamos formando novos padres? Para o Vaticano? Para a Igreja celebradora de missas, novenas, festejos e procissões? Para a Igreja carismática? Ou para manter o status quo, sem questionar a realidade de fome, da pobreza, da injustiça, da desigualdade crescentes?”, pergunta o ex-padre da vida real.
Pelo visto, Tenório tem um forte apelo para seguir o seu coração e ter um desfecho feliz em Além da Ilusão.