Eduardo Paes libera bloqueio de cinco linhas de metrô do Rio de Janeiro
Na última segunda-feira, 18, inúmeros cariocas lidaram com o anúncio sobre o fechamento de cinco estações de metrô no Rio de Janeiro. O prefeito Eduardo Paes estava ciente e concordou com o bloqueio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nesta quinta-feira, 21, iremos detalhar o que ocasionou o fechamento das estações e como está a situação atual, após a tensão entre os cariocas com o bloqueio do transporte público.
Em resumo, o fechamento do metrô ocorreu por conta do esquema de segurança para a Cúpula do G20, que reúne no Museu de Arte Moderna (MAM), que ocorreu no dia 18 e 19.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com apurações do TV Foco e informações da Veja, o fechamento nas estações Uruguaiana, Carioca, Cinelândia, Glória e Catete permaneceram fechadas devido às determinações das autoridades.
O fechamento ocorreu das 8h às 19h, porém, as demais estações do metrô funcionaram normalmente nos dias 18 e 19 de novembro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outras medidas
Além disso, por conta das reuniões do G20, o governo de Eduardo Paes adotou outras medidas para ajudar na segurança dos chefes de Estado.
Por exemplo, a Linha 1 da VLT passou a circular apenas até a estação Parada dos Museus. Já a linha 3 vai circular da Central até Santa Rita.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por fim, área de lazer na orla foram suspensa, assim como as passarelas foram fechadas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
G20
Na última terça-feira, 19, o G20 encerrou mais um encontro no Rio de Janeiro. Durante o encerramento, os chefes de Estado discutiram sobre as mudanças climáticas.
No início da conversa, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu pediu engajamento global para diminuir as emissões de gases que provocam o efeito estufa.
“Não há mais tempo a perder. O G20 é responsável por 80% das emissões de gases do efeito estufa. Mesmo que não caminhemos na mesma velocidade, todos podemos dar um passo a mais. Aos membros desenvolvidos do G20, proponho que antecipem suas metas de neutralidade climática de 2050 para 2040 ou até 2045”, disse Lula.
Em seguida, o presidente reforçou que o Brasil se comprometeu a reduzir, até 2035, as emissões de gases em até 67% na comparação com 2005.
Por fim, o encerramento do G20 entregou o bastão para a África do Sul, que vai sediar o G20 no próximo ano.
Volta do metrô
Com o encerramento do G20 na última terça-feira, 19, as estações Uruguaiana, Carioca, Cinelândia, Glória e Catete do metrô voltaram a funcionar normalmente.
Porém, por conta do feriado da última quarta-feira, 20, muitas linhas passaram a circular de forma reduzida.
Por fim, nesta quinta-feira, 21, as estações do metrô seguem normalmente o fluxo.
Considerações finais
Em suma, a prefeitura do Rio de Janeiro optou por fechar as estações Uruguaiana, Carioca, Cinelândia, Glória e Catete do metrô do Rio de Janeiro por conta do G20. Mas, as linhas já voltaram ao normal devido ao encerramento do evento.
Veja mais informações sobre o metrô clicando aqui.
Como está o funcionamento do metrô de São Paulo hoje?
De fato, o metrô é indispensável na vida dos brasileiros que buscam formas mais rápidas e econômicas para chegarem aos seus destinos.
Desse modo, é comum se perguntar como está a situação do transporte público na cidade de São Paulo. Poucos sabem, mas o metrô divulga como está a situação de cada linha.
De acordo com o portal oficial da empresa, até o momento desta publicação, todas as linhas estão operando normalmente.