ATENÇÃO
Metrô Rio e ônibus impactados no RJ: Eduardo Paes crava decreto com paralisação que atinge o RioCard
06/04/2025 às 20h10

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Metrô e ônibus são meios de transportes no RJ, onde milhares de passageiros dependem deles diariamente
Eduardo Paes, prefeito do RJ crava decreto com paralisação que atinge o RioCard. Desse modo, Metrô e ônibus são impactados com essa mudança.
O fato é que o sistema de bilhetagem dos meios de transportes estão sempre em atualizações, visando melhorias para os passageiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A partir de informações do portal G1 e de apurações feitas pela equipe especializada do TV Foco em transporte público, detalha agora as mudanças que atinge o RioCard.
A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou, em 8 de janeiro de 2025, o adiamento da substituição do RioCard pelo novo sistema de bilhetagem eletrônica, o Jaé.
A data prevista para a implementação exclusiva do Jaé nos transportes municipais foi alterada para 1º de julho de 2025.
Leia também:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Canetada de Tarcísio sobre FIM de uma era nas linhas 2 e 3 em metrô de SP atinge milhares de paulistas

Tarcísio ciente: Expansão de 3 linhas de metrô em SP são anunciadas com 23 novas estações para salvar paulistas

Lei em vigor em Campinas, na era Saadi, traz gratuidade nos ônibus a +1 grupo além dos idosos 60+ em 2025
Porém, muitas pessoas encontraram dificuldades para fazer o cadastro, marcar a retirada do cartão ou validar o benefício de gratuidade para idosos, por exemplo.
QUAL MOTIVO DA PARALISAÇÃO DO ‘RIOCARD’ TER SIDO ADIADA MAIS UMA VEZ?
Segundo o prefeito Eduardo Paes, a troca para o novo sistema permite que a prefeitura ajuste a rede de transporte com a ajuda de dados confiáveis.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Paes disse que a alteração do RioCard pelo Jaé é um pedido da sociedade civil e do Ministério Público. O intuito é acabar com a caixa preta dos transportes do Rio de Janeiro.
“Quando a gente fala de Jaé e de RioCard, a gente fala aqui de uma coisa que há muitos anos todos cobram que se resolva. Estamos falando da caixa preta dos transportes”, disse o prefeito em entrevista no ano passado.
A principal explicação para o novo adiamento é a necessidade de mais tempo para o cadastramento de todos os usuários no sistema Jaé.
Apesar disso, Eduardo Paes reafirmou o compromisso com a modernização do transporte público e pediu que os cidadãos continuem migrando para o novo sistema de forma gradual.

AFINAL, COMO CONSEGUIR O SUBSTITUTO DO RIOCARD?
Para os passageiros que desejam se preparar para a mudança, o processo de aquisição e cadastro no Jaé pode ser feito de forma simples:
Cadastro no aplicativo Jaé: Disponível para dispositivos Android e iOS, o aplicativo garante que os usuários se cadastrem. Porém, além de que recarreguem créditos e paguem as passagens via QR Code diretamente pelo celular.
Solicitação do cartão físico: Em seguida, após o cadastro no aplicativo, é necessário solicitar o cartão físico gratuitamente para retirada em uma das lojas de atendimento. Ou podem escolher pelo recebimento em domicílio mediante pagamento de uma taxa de R$ 7,95.
Porém, além dessas opções, os passageiros podem adquirir os cartões avulsos nas Máquinas de Autoatendimento localizadas em estações do BRT e terminais de ônibus.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
- Prefeitura volta a adiar substituição completa do RioCard pelo Jaé, agora para 1° de julho;
- Desse modo, em coletiva de imprensa, Eduardo Paes reforçou a importância da mudança.
- O prefeito disse que entende a complexidade da nova operação, que vem apresentando dificuldades para a população.
- Portanto, a transição para o Jaé visa melhorar a transparência e a eficiência no transporte público municipal.
“Desse modo, veja matéria completa sobre RioCard chega ao fim nos ônibus e metrôs do RJ e traz substituto aos cariocas em apenas 2 passos”.
Autor(a):
Diego Laureano
Sou bacharel em Teatro e Jornalismo e pós-graduado em Cinema e Audiovisual. Completamente apaixonado por comunicação, já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como apresentador do TV Foco no YouTube. Contato: diego.laureano@otvfoco.com.br