ALERTA
Canetada de Eduardo Paes: Lei em vigor no metrô do RJ traz fim de serviço vital aos cariocas
07/08/2024 às 21h51
A Prefeitura do Rio lançou o cartão Jaé, um novo sistema de bilhetagem que substituirá o cartão RioCard nos transportes municipais
Canetada de Eduardo Paes, prefeito do Rio cravou mudança no RioCard, sistema de bilhetagem que atende cerca de 6 milhões de moradores da cidade do Rio de Janeiro há duas décadas, mais precisamente desde 2004 em passagens de ônibus, trem e metrô.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O fim crucial do cartão nos ônibus e metrô chegou a ser cravado no ano passado, onde o adeus da modalidade foi confirmado e um substituto até já está em vigor. Isso aconteceu porque, ainda em 2023, o prefeito Eduardo Paes, confirmou o Jaé.
Sendo o novo sistema de bilhetagem do Rio de Janeiro, que começou a funcionar em teste pelo BRT (Transoeste, Transcarioca e Transolímpica) para substituir o cartão de vale-transporte do RioCard. Desde 1º de fevereiro de 2024, segundo as informações disponibilizadas pelo jornal O Globo, todos os transportes municipais passaram a aceitar esse novo cartão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O objetivo é trazer mais transparência para o sistema, tirando o controle das empresas e colocando nas mãos da prefeitura. O RioCard ainda vale para os serviços do Governo Estadual, como ônibus intermunicipais, barcas, trens e metrô.
Mas, aos poucos, o Jaé vai tomar o seu lugar nos transportes municipais. Os usuários do BRT já podem comprar o Jaé nas estações por R$ 4,30, o mesmo valor do Bilhete Único Carioca (BUC), e ele já vem com créditos para a viagem.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“O Jaé traz grandes vantagens uma para usuário, como um sistema com muito mais pontos físicos de venda, um aplicativo mais amigável, ou seja, um serviço muito melhor. Além disso, o seu saldo não expira. Já para o município, o Jaé representa uma mudança na forma de planejar e fazer política pública”, destacou a secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio no final do ano passado.
Além do cartão físico, os usuários do Jaé poderão pagar a passagem usando o celular, por meio de QR Code. Basta baixar o aplicativo do novo sistema de bilhetagem, já disponível por Android e IOS, ou acessar o site para criar uma conta.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Canetada de Lula: Nova lei dos retrovisores traz 4 mudanças cruciais e motoristas são AVISADOS
● Lula baixa canetada ainda em 2024 com NOVA LEI, fim a veículos em autoescolas e isso é o que acontecerá
● Oficial: Nova lei da CNH atinge em cheio milhares de motoristas que dirigem carro automático em 2025
QUAL É A SITUAÇÃO HOJE (07/08/2024)?
Porém, sucessivos problemas fizeram o município adiar etapas na implantação do sistema e hoje o percentual de passagens pagas usando o cartão não chega a 1%. O dia 19 de julho seria o prazo, adiado 2 vezes, em que o cartão RioCard deveria parar de operar em todo o transporte municipal – ônibus, BRT, VLT e vans.
Porém, atualmente menos de 0,2 % das passagens registradas em junho utilizaram o novo cartão. A baixa adesão foi em todos os transportes municipais. A prefeitura destaca que decidiu liderar de forma mais ativa o processo de implantação do sistema, pela complexidade em instalar os equipamentos e que investiu R$ 6,5 milhões no sistema.
“A Secretaria Municipal de Transportes disse que os validadores estão sendo ativados gradativamente, com segurança, para que não haja qualquer tipo de prejuízo aos passageiros. A nova previsão é que o Jaé esteja funcionando em todos os modais municipais neste segundo semestre. Depois disso, a transição entre o sistema RioCard e o do cartão Jaé leva ainda três meses. A secretaria disse que os prazos podem ser estendidos caso se verifique necessidade de adaptação dos usuários”, declarou a secretária de transportes Maína Celidonio ao portal G1 recentemente.
Portanto, após ser adiado mais uma vez a efetiva migração um ano depois do lançamento, Eduardo Paes garante que em até 3 meses a lei em vigor fará com que o fim de serviço vital do RioCard seja efetivado de vez, ou seja, até outubro, passando o Jaé a vigorar como o substituto oficial como sistema de bilhetagem.
EDUARDO PAES VAI DECRETAR O FIM DO RIO CARD DE VEZ?
De acordo com o portal G1, a resposta para essa pergunta é não! Pelo menos não totalmente. Até porque o RioCard é o único homologado, no momento, para ser usado nos transportes geridos pelo Governo Estadual como os trens da Super Via, o Metrô Rio e as Barcas.
E mesmo quando o Jaé for integralmente implantado, o RioCard deverá ser apresentado nos validadores nas integrações intermunicipais. Isso porque desde fevereiro, quem vem de outro município e pega um dos modais da prefeitura deve passar os dois cartões no validador — primeiro o RioCard, depois o Jaé — para receber o abatimento.
Autor(a):
Diego Laureano
Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: [email protected]