Milhares de aposentados aptos a receberem pagamento de R$5 mil por erro do INSS
Milhares de aposentados estão aptos para receberem uma verdadeira bolada a partir deste mês de fevereiro de 2024, com um pagamento de 5 mil reais por conta de um erro do INSS e você precisa ficar por dentro de todas as atualizações.
O Instituto Nacional do Seguro Social conta com mais de 39 milhões de aposentados e pensionistas, que são agraciados todos os meses com um pagamento de acordo com a contribuição ao longo da vida profissional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal ‘Tribunal Online’, os aposentados ganham até 5 mil reais de indenização por conta de uma cobrança indevida do INSS e ao menos 2 mil beneficiários já tiveram que lidar com esse problema.
Ainda segundo o site, a advogada em especialista em Direito Previdenciário, Renata Prado, afirmou que em um dos casos a indenização chegou aos 5 mil reais, por conta de danos morais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Até hoje não sabemos a origem, porque o INSS informou que estava com problemas no sistema. O juiz do caso mandou cancelar os descontos e determinou a devolução do que já havia sido descontado, além da indenização por danos morais”, explicou ela.
Segundo o coordenador do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário no Espírito Santo, a estimativa é que mais de 2 mil beneficiários já tiveram que lidar com essa situação de descontos no estado.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Sou sindicato de seis sindicatos de trabalhadores rurais, e recebemos diariamente reclamações de descontos indevidos de associações e outras entidades”, revelou ele.
Por conta disso, a orientação dos advogados é que todos os aposentados olhem de maneira constante os créditos e débitos e não somente o extrato, e se não reconhecer a cobrança, deve procurar o Procon e solicitar a suspensão através do site do INSS.
Quando o INSS foi fundado?
O INSS, um dos principais programas do governo, voltado para aposentados e trabalhadores de carteira assinada, foi fundado no dia 27 de junho de 1990.