3 anúncios decisivos sobre o INSS
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma instituição pública, criada para atender as necessidades sociais e previdenciárias de seus contribuintes. Dessa vez, por exemplo, falaremos sobre 3 anúncios decisivos que são do interesse dos aposentados e pensionistas.
Logo de cara, começaremos falando sobre o pagamento do 13° salário do INSS. Vale lembrar que o pagamento costuma ser feito em duas parcelas e a primeira foi agendada para o mês de agosto. A segunda, conforme informou o portal Cut Brasil, deve cair na conta no mês de novembro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já para saber o valor do pagamento do 13º salário, os beneficiários devem realizar dois passos simples, segundo o portal FDR: Dividir a remuneração integral por 12 meses e em seguida, multiplicar o resultado pelo número de meses em que o aposentado esteve recebendo benefícios do INSS.
Segundo o Ministério da Previdência Social, os repasses estimados em R$ 62,7 bilhões, beneficiarão 32,5 milhões de pessoas. Uma das grandes dúvidas dos aposentados e pensionistas do INSS é referente ao 14º salário. Cabe lembrar que pagamento não irá acontecer tão cedo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em junho do ano passado, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, confirmou que o pagamento extra é de difícil execução. Durante uma entrevista para O Globo, ele admitiu que é improvável o pagamento extra devido do peso orçamentário e a notícia não agradou nenhum pouco.
“O 14º é mais difícil porque é um peso muito alto. Não posso agarrar os céus com as mãos. Tenho uma realidade muito difícil. Não podemos fazer tudo ao mesmo tempo, porque senão o governo não aguenta”, disse o ministro. A notícia sobre a possibilidade de existir o 14° salário surgiu na pandemia da Covid-19.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O qué o 14° salário?
O 14º salário é a proposta do Projeto de Lei 4367/2020 que tem como objetivo oferecer um abono anual (décimo quarto salário) aos aposentados e pensionistas do Regime Geral de Previdência Social. Proposto no ano de 2020, a última ação legislativa aconteceu em 2022 e até o momento não teve conclusão.