Um comunicado do INSS confirma uma grande vitória aos aposentados, com pagamento duplo
Milhares de aposentados e pensionistas estão em festa nesta quinta-feira (11). Isso porque o INSS emitiu um comunicado oficial falando sobre o recebimento de 2 pagamentos por parte dos segurados.
O Instituto Nacional do Seguro Social, um dos principais programas do governo, voltado aos aposentados e aqueles que trabalham de carteira assinada, sempre emite um comunicado anunciando as suas novidades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Uma das principais dúvidas de todos os beneficiários é se tem a oportunidade de receberem dois pagamentos distintos no INSS. Por isso o programa, através de seu site oficial, tirou todas as dúvidas referente a isso.
Segundo eles, a legislação permite acumular benefícios em alguns casos, desde que o cidadão atenda a todos os requisitos pré-determinados de cada um deles.
Uma das possibilidades de pagamento duplo é quando a pessoa passa a receber a aposentadoria e já ganhava a pensão por morte de seu cônjuge. Antes da Reforma da Previdência de 2019, nenhum dos valores tinha redução no valor, ou seja, recebia o valor integral de ambos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Veja os benefícios que dá para acumular
Vale lembrar que após a Reforma da Previdência em 2019, é possível acumular benefícios, porém não com os dois de maneira integral. Assim recebe o valor integral o mais vantajoso e parcela do outro.
- Pensão por morte deixada por cônjuge do Regime Geral de Previdência Social e pensão por morte concedida por outro regime de Previdência Social
- Aposentadoria do RGPS com pensão deixada por cônjuge ou companheiro de regime próprio de previdência social
- Pensão por morte deixada por cônjuge ou companheiro do RGPS com aposentadoria também do RGPS
Veja os benefícios que não acumulam:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quando o INSS foi fundado?
O INSS, um dos principais programas do governo, voltado para aposentados e trabalhadores de carteira assinada, surgiu no dia 27 de junho de 1990.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal ‘O Globo’, mais de 39 milhões de aposentados e pensionistas estão sendo agraciados com esse pagamento, neste ano de 2024.