EITA

Maior pagamento da história e veredito de Alexandre de Moraes: Aposentados do INSS são avisados de mudança

28/05/2024 às 12h17

Por: Larissa Caixeta
Imagem PreCarregada
Alexandre de Moraes INSS (Foto: Reprodução/ Internet)

Martelo foi batido pelo STF e aposentados foram pegos de surpresa com mudança inesperada sobre pagamento histórico

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é responsável pelo pagamento da aposentadoria e demais benefícios aos trabalhadores brasileiros. Nessa matéria, falaremos sobre o maior pagamento da história da autarquia e o veredito de Alexandre de Mores, Ministro do Supremo Tribunal Federal do Brasil (STF).

Em março de 2024, houve uma verdadeira mudança nos planos para a Revisão da Vida Toda do INSS. Na ocasião, o STF cancelou um segundo julgamento da ação, derrubando o entendimento da corte que autorizava o reajuste. Vale dizer que a notícia foi um tanto desanimadora para os aposentados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Decisão de Alexandre de Moraes atinge em cheio os aposentados do INSS (Foto: Reprodução/ Internet)
Decisão de Alexandre de Moraes atinge em cheio os aposentados do INSS (Foto: Reprodução/ Internet)

Para quem não sabe, essa revisão é uma ação jurídica em que permite aos aposentados a solicitação da correção de seus benefícios, incluindo os relatórios recebidos antes de julho de 1994. O programa, que considera os benefícios a partir dessa data, teria que levar em conta as contribuições mais antigas.

Vale lembrar que em 2022, o STF votou no tema e tinham tomado uma decisão favorável relação ao benefício. Exatamente por conta disso, as mudanças nos planos para a ‘Revisão da Vida Toda’ surpreenderam os aposentados do INSS. Entretanto, eles vão recorrer do último julgamento.

Continua após o Veja Também

Veja também

Revisão da vida toda facilitaria a vida de milhares de aposentados do INSS (Reprodução: Interent)
Revisão da vida toda facilitaria a vida de milhares de aposentados do INSS (Reprodução: Interent)

Segundo o portal Info Money, o STF publicou na sexta-feira, 24 de maio, o acórdão do julgamento que anulou uma decisão de 2022 sobre a ‘Revisão da Vida Toda’ do INSS, que havia dado vitória aos aposentados. Com isso, abre-se o prazo de cinco dias úteis para a apresentação de recursos à Corte.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aliás, o Instituto de Estudos Previdenciários (Ieprev) vai recorrer. O principal argumento da entidade, que atuou no processo como amicus curie, é que o impacto financeiro apresentado pela União (R$ 480 bilhões) com a revisão das aposentadorias foi muito superestimado. É aguardar os próximos capítulos.

Alexandre de Moraes, INSS (Reprodução - Internet)
Alexandre de Moraes, INSS (Reprodução – Internet)

Como foi a votação da Revisão da Vida Toda do INSS?

No dia 21 de março, por 7 votos a 4, o STF derrubou o entendimento da própria corte que autorizava a revisão da vida toda. A reviravolta ocorreu durante o julgamento de duas ações de 1999, paradas há 25 anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em uma delas, 7 dos 11 ministros entenderam que a regra de transição da reforma previdenciária do antigo governo Fernando Henrique é constitucional e obrigatória.

Fora isso, eles chegaram a conclusão que aposentados não têm direito de optar por uma regra diferente da permanente, mesmo que mais vantajosa, tese proposta na revisão da vida toda.

🚨 Barraco e demissão no Domingão + Xuxa comenta 'flagra' do marido com outra + Globo processada?   

alexandre de moraes
Revisão da Vida Toda
Revisão da Vida Toda INSS
Larissa Caixeta

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.