Grande vitória para país! Redução na Jornada de Trabalho é anunciada e trabalhadores terão mais tempo de descanso
Seria o sonho de qualquer pessoa uma jornada de trabalho semanal com menos dias, e assim, um final de semana ainda maior para aproveitar?
Pois bem, isso já pode ser considerado realidade, pois um país acabou de anunciar uma redução na jornada de trabalho e agora cidadãos terão muito mais tempo de descanso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estamos falando do Chile, que reduziu a sua jornada de trabalho semanal para apenas 40 horas. Como todos sabem, aqui no Brasil se cumpre 44 horas semanais.
Agora, após essa importante mudança, o Chile se junta ao Equador, e passa a ser o país latino-americano com a menor jornada profissional e aprovada pela OIT (Organização Internacional do Trabalho).
A nova Lei foi sancionada Câmara dos Deputados no último dia 11, e a redução será gradual em um prazo de cinco anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, com a jornada de trabalho no país era de 45h semanais, um ano depois da sua aplicação, serão 44 horas semanais; em 3 anos, 42 horas, e depois de 5 anos, a jornada de trabalho no país será de 40 horas.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Reajuste de 5,25%: Canetada antes de Haddad garante salário mínimo de R$1656 à lista de CLTs em 2025
● Decisão do Banco Central confirma o que acontecerá com quem tem R$1000 na poupança Bradesco hoje (23)
● Isenção colossal e +1 benefício: Nova lei do IPVA chega com mudança histórica a lista de CPFs em 2025
Além disso, também está sendo estudada uma possibilidade de que o trabalhador passe a exercer suas atividades em quatro dias da semana, em vez de 5 dias, e fazer até cinco horas extras por semana, hoje, podem ser feitas até 12 horas extras semanais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Bom, os brasileiros bem que poderiam adotar, não é mesmo?
Quais são os principais benefícios de uma redução no tempo de trabalho?
O fato é que muitos estudos recentes estão comprovando que reduzir a jornada traz benefícios tanto para o negócio quanto para os funcionários e sua saúde mental.
Inclusive, uma pesquisa da Henley Business School, no Reino Unido, mostrou que dentre os funcionários pesquisados que adotaram uma jornada de 4 dias por semana, três quartos estavam mais felizes (78%), menos estressados (70%) e tiravam menos dias de folga (62%).