ALERTA!

“No país inteiro”: Renata paralisa JN com proibição urgente da ANVISA contra produto popular por risco FATAL

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Renata paralisa JN com proibição urgente da ANVISA - (Foto: Reprodução / Internet)

Renata Vasconcellos, âncora da Globo, parou o Jornal Nacional às pressas para informar a proibição de produto queridinho por milhares de brasileiros; veja agora

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é responsável pelo controle de qualidade e segurança de muitos produtos no Brasil. Assim, a autarquia é uma grande amiga de todos e sempre está em ação cravando novos regulamentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dessa vez, Renata paralisa Jornal Nacional com proibição urgente da Anvisa contra produto popular por risco fatal. Ocorre que, em exibição do programa que foi ao ar no mês de junho, a âncora da Globo anunciou a proibição do uso de fenol.

“A Anvisa proibiu o comércio e o uso do fenol para tratamentos de saúde e estéticos no país inteiro.”, destacou Renata Vasconcellos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Renata Vasconcellos dá notícia no Jornal Nacional (Foto: Reprodução / TV Globo)

Durante a reportagem, mais detalhes do decreto da Anvisa foram detalhados. “A resolução foi publicada no Diário Oficial. A Anvisa decidiu “proibir a importação, fabricação, manipulação, comercialização, propaganda e uso de produtos à base de fenol em procedimentos de saúde em geral ou estéticos”. A exceção é o uso de produtos “devidamente regularizados junto à Anvisa”, apenas por laboratórios analíticos ou de análises clínicas.”, destacou um trecho da matéria do JN.

É importante mencionar que este produto cosmético é muito popular entre a mulheres que buscam reduzir as rugas. Vale dizer que a substância normalmente é utilizada na forma líquida, além de possuir um aroma forte, levemente adocicado e irritante. Quando aplicado na pele, ele penetra até a segunda cama, afetando tanto a epiderme quanto a derme.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Inclusive, recentemente, no dia 03 de junho, um jovem de 27 anos de idade faleceu após receber um peeling com esse produto em uma clínica na zona sul de São Paulo. A defesa da influencie Natalia Becker, que realizou o procedimento, mencionou que o fenol utilizado pode ser adquirido em sites de marketplace.

De acordo com informações do Metrópoles, a clínica da influenciar Natália Becker, onde Henrique Silva Chagas faleceu após um peeling de fenol, localizada no bairro do Campo Belo em São Paulo, foi interditada e recebeu uma atuação da Vigilância Sanitária municipal.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É relevante ressaltar que a restrição mencionada por Renata Vasconcellos no Jornal Nacional desagradou os médicos. Por isso, o Conselho Regional de Medicina de São Paulo, que havia solicitado à Justiça que apenas médicos pudessem utilizar o fenol, fez um novo pedido para revogar a resolução da Anvisa. Ainda, a Sociedade Brasileira de Dermatologia também se manifestou contra a proibição integral.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o órgão, não há estudos comprovando a eficácia e segurança do uso do fenol em procedimentos estéticos e para a saúde. Portanto, enquanto essa questão é debatida, é recomendável ter cuidado redobrável e buscar informações e profissionais confiáveis.

O QUE É O PEELING FENOL?

Esse famoso procedimento consiste na aplicação de um ácido sobre a pele, que é capaz de penetrar em camadas mais profundas da pele. Por causar o rejuvenescimento celular, ele é indicado para o rejuvenescimento facial, suavizar rugas ou linhas de expressão. Logo, o produto é um grande queridinho das mulheres que tanto se preocupam com a aparência e buscam ficar cada vez mais jovens.

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile