EITA
Palmito, frango e pimenta: Anvisa crava proibição de 3 marcas populares e decreta retiradas dos mercados
30/04/2024 às 12h32
A Anvisa determinou a proibição de três marcas populares amadas pelos brasileiros
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) agiu rápido para fazer uma proibição urgente de três grandes marcas populares que foram arrancadas dos mercados. Acontece que esses produtos são consumidos diariamente por milhares de brasileiros que amam e que gostam mesmo de consumir os produtos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale dizer que, a proibição da Anvisa caiu sobre três produtos e marcas distintas, mas, o trio é muito utilizado nas cozinhas brasileiras. Podendo ser usados em diversos pratos e receitas, os alimentos que vamos falar hoje são: o frango, palmito e a pimenta. Confira a seguir os detalhes sobre cada uma das proibições do órgão.
Marca famosa de palmito barrada
Segundo o portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, em março de 2023, a Anvisa anunciou a interdição de uma famosa marca de Palmito, produto altamente perecível, para desespero dos clientes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Informado através da publicação da Resolução-re nº 998, de 24 de março de 2023, no Diário Oficial da União (D.O.U) de 22/02/2024, a Anvisa proibiu a distribuição, comercialização, fabricação, propaganda e uso de Conservas de Palmitos, Legumes e outros vegetais, fabricados entre 13/06/2020 a 20/03/2023, da empresa Palmitos Itapunha LTDA.
A medida foi motivada considerando a distribuição, propaganda e venda de conservas de palmitos, legumes e outros vegetais fabricados por empresa sem o devido licenciamento sanitário válido no período citado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale destacar que a empresa segue ativa no mercado. Em uma rápida pesquisa no Google, pode-se encontrar informações sobre o seu funcionamento. No entanto, até o momento não foi encontrada nenhuma nota oficial ou posicionamento da empresa mencionada, lembrando que o espaço permanece em aberto para que ela possa expor sua versão dos fatos
Fígado de frango retirado as pressas dos mercados
Conforme a Vigilância Sanitária de Santa Catarina, a Anvisa informou em 09 de fevereiro de 2024, a suspensão da comercialização, distribuição e uso do lote (284-2) do produto Fígado de frango congelado, da marca Ave Nova, da empresa Granja Brasília Agroindustrial Avícola Ltda.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Pombas e baratas: A interdição da Anvisa contra restaurante n°1 por flagra de nojeira em 2024
● Risco de intoxicação e paralização do fígado: ANVISA emite decreto contra colágeno nº1 das mulheres
● Anvisa faz proibição contra 14 produtos de marca n°1 no Brasil e retira das lojas às pressas
A proibição do produto se deu considerando o comunicado de recolhimento voluntário recebido da empresa, considerando o lote: 284-2, fabricado em 06/12/2023, valido até 05/12/2024. Devido à detecção de Escherichia coli acima dos limites permitidos na legislação, assim, sendo retirado às pressas dos mercados.
Vale destacar que, como o caso ocorreu de forma pontual, afetando somente o lote citado, após as devidas regularizações a empresa seguiram atuando normalmente no mercado alimentício. Podendo encontrar seus produtos sendo comercializados em diversos sites na internet.
Além disso, até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém, o espaço continua em aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.
Por fim, a pimenta-do-reino
A ANVISA informou em 07 de fevereiro de 2024, a suspensão da comercialização, distribuição, propaganda e uso, e determina o recolhimento do lote nº 0892308 do produto Pimenta-do-reino preta moída pura marca Fã, da empresa Junco Industria e Comércio Ltda.
A medida foi motivada considerando o resultado insatisfatório nos ensaios de Pesquisa de Salmonella spp. e Contagem de Escherichia coli, conforme Laudo de Análise Fiscal Definitivo nº 2140.1P.0/2023, emitido por Laboratório Central de Minas Gerais (Fundação Ezequiel Dias).
Até o momento não foram encontradas nenhuma manifestação da empresa a respeito do ocorrido, porém, com uma busca rápida pela marca na internet é possível encontrar o produto sendo vendido normalmente. Isso porque somente o lote comprometido foi atingido pela determinação da Anvisa.
A Escherichia coli e a Salmonella
Segundo o portal ‘Tua Saúde’, a Escherichia coli (E. coli) é uma bactéria que pode ser adquirida por meio do consumo de alimentos contaminados, podendo levar ao aparecimento de sintomas característico de infecção intestinal, como diarreia forte, desconforto abdominal, vômito e desidratação, poucas horas após o consumo do alimento.
Já Salmonella spp é uma bactéria que contamina diversos alimentos, como ovos, carnes, e são capazes de causar diversos problemas de saúde. Podendo causar infecções associadas a sintomas como fadiga e cansaço, vômito, dores abdominais, febre e diarreia e, em casos raros, pode levar à morte.
Qual o papel da Anvisa?
A Anvisa desempenha um papel fundamental no Brasil quando se trata de garantir a segurança, qualidade e eficácia de alguns produtos e serviços relacionados à saúde que existem no nosso dia a dia.
Ela é responsável por estabelecer normas e regulamentos que assegurem que os alimentos, medicamentos, produtos médicos, cosméticos e vários outros produtos e serviços estejam conforme padrões de qualidade e segurança.
Autor(a):
Kelly Araújo
Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: [email protected]