ENTENDA!
Pânico e proibição da ANVISA: Bonner paralisa JN com descoberta alarmante de remédio nº1 no Brasil
03/04/2025 às 11h00

William Bonner paralisa Globo com aumento em venda de remédios e acende alerta na Anvisa
Na última segunda-feira, 01, William Bonner interrompeu o Jornal Nacional para noticiar uma descoberta preocupante sobre um medicamento amplamente utilizado no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Durante o telejornal, o apresentador destacou o crescimento alarmante do consumo de medicamentos controlados sem prescrição médica.
“O uso de medicamentos controlados, comprados muitas vezes sem prescrição médica, teve um crescimento alarmante no Brasil”, iniciou William Bonner.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Medicamentos controlados
De fato, os medicamentos controlados, quando usados corretamente e sob orientação médica, são essenciais para tratar diversas condições de saúde.
“Os analgésicos opioides servem para diversos tratamentos de dores, principalmente dores agudas. Enquanto os tranquilizantes ajudam no cuidado da ansiedade, as crises de pânico”, afirma Luiz Gustavo Zoldan, psiquiatra do Hospital Albert Einstein.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Grave: ANVISA baixa o facão com proibição de 3 populares da beleza das mulheres 40+ em BH, MG, em 2025
● Atenção, donas de casa: ANVISA proíbe marca de azeite no Brasil e decreta retirada de 6 populares
● Comida com larvas e ninho de baratas: Vigilância interdita restaurante nº1 de SC, após grave descoberta
Em seguida, o profissional ressaltou que estimulantes ajudam no tratamento de situações como transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.
Porém, o uso indiscriminado desses medicamentos – seja por automedicação, uso recreativo ou para melhorar o desempenho em determinadas atividades – pode ter consequências graves e até fatais.
“Pode fazer com que a pessoa consuma cada vez doses maiores, que aumentam risco cardiológico, aumentam riscos de convulsão”, disse luiz.

Aumento do consumo
O que antes era um problema individual agora se tornou uma questão de saúde pública. O governo já está em alerta, segundo informações do Jornal Nacional.
Um estudo nacional sobre o consumo de álcool e drogas revelou um crescimento preocupante na utilização de analgésicos, estimulantes e calmantes, especialmente entre mulheres e adolescentes.
Em 2023, mais de 14% dos brasileiros declararam ter usado benzodiazepínicos, uma classe de calmantes, com ou sem prescrição médica. Em 2012, esse percentual era inferior a 10%.
O consumo de analgésicos opioides, como morfina e fentanil, aumentou mais de oito vezes no mesmo período.
O levantamento também apontou que quase 5% dos adolescentes já utilizaram calmantes sem prescrição.

Anvisa faz proibição de medicamentos?
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proíbe a venda de medicamentos controlados sem prescrição médica.
Por exemplo, em 2020, a agência publicou uma resolução que impede a comercialização sem receita de substâncias como cloroquina, hidroxicloroquina, nitazoxanida e ivermectina, de acordo com o UOL.
A norma está descrita na Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 405/2020, e a lista de medicamentos sujeitos a controle pode ser atualizada a qualquer momento, conforme necessário.
De acordo com a regulamentação, todos os remédios que contenham as substâncias especificadas devem ser registrados no Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), garantindo um monitoramento rigoroso sobre sua distribuição e consumo.

Considerações finais
Em suma, William Bonner alertou sobre o crescimento do uso de medicamentos sem prescrição médica, um tema regulado pela Anvisa, que estabelece as normas para a venda e o controle desses produtos.
Veja mais notícias sobre o Jornal Nacional clicando aqui.
Autor(a):
Giovana Misson
Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos. Email: giovana.misson@otvfoco.com.br