NOSTALGIA
Pantanal antiga: Veja em qual ano passou, a história e o final da novela
30/03/2022 às 16h58
A novela “Pantanal”, é a principal aposta da Globo, para alavancar a audiência do seu horário nobre.
O remake de “Pantanal”, que estreou nesta segunda-feira (28), assinado por Bruno Luperi no horário nobre da Globo, nada mais é do que a adaptação de um grande sucesso de Benedito Ruy Barbosa, exibido originalmente na TV Manchete em 1990. A novela também foi reprisada pelo SBT em 2008, tendo grande êxito.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pensando no saudosismo dos fãs da novela e também em surpreender as novas gerações, a Globo apostou alto em “Pantanal”, para consolidar a sua dramaturgia no ano de 2022.
SAIBA MAIS! Pantanal: Globo altera trama da novela para vilão aterrorizar a vida de José Leôncio
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pensando nisso, o TV FOCO, relembra a história da versão original e para quem ama spoilers: O final da novela!
HISTÓRIA DE ‘PANTANAL’
Apesar de Juma Marruá (Cristiana Oliveira) ser uma personagem marcante da trama, José Leôncio (Paulo Gorgulho/Cláudio Marzo) era o protagonista da novela. Ele vivia um triângulo amoroso com Madeleine (Ingra Lyberato/Ittala Nandi) e Filó (Tânia Alves/Jussara Freire) e abandonava o Pantanal para morar no Rio de Janeiro, depois que o seu pai desapareceu.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na segunda fase de Pantanal, Zé Leôncio retorna para sua terra natal, e Joventino Neto (Marcos Winter), filho dele com Madeleine, vai em busca do homem para que ele fosse reconhecido como seu herdeiro. Os atritos entre os dois vieram à tona e o jovem retornou para o Rio de Janeiro, levando consigo sua paixão arrebatadora por Juma Marruá. Porém a mudança do campo para a cidade causou estranhamento na moça, e os dois decidiam voltar novamente para o Pantanal.
Histórias paralelas com pegadas sobrenaturais também fizeram sucesso com os telespectadores. Além de Juma Marruá, que virava onça, também existia o Velho do Rio (Cláudio Marzo), que era um personagem misterioso que surgia do nada para moradores do local, e o peão Trindade (Almir Sater), repleto de profecias.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Beatriz apunhalada pelas costas, fim de Bia e romance gay: 3 viradas incendeiam Garota do Momento
● Chico beija Madalena, Osmar apunhala Joyce e vira cachorrinho de Violeta: 3 viradas de Volta por Cima
● De rasteiras de Luma a fim de Rudá: Mania de Você crava 2 reviravoltas para incendiar a trama
FINAL DA NOVELA
Na versão original, como a maioria dos finais de novela, tem desfechos felizes, mas a trama é repleta de mortes. Juma se casa com Jove, e eles têm uma filha. Maria Bruaca (Ângela Leal) se livra do marido embuste. Tenório (Antônio Petrin) é assassinado, e ela e fica com Alcides (Ângelo Antônio).
Outros casais também têm seu final feliz: Trindade (Almir Sater) e Irma (Carolina Ferraz/Elaine Cristina) e Tibério (Sérgio Reis) e Muda (Andréa Richa).
Após o casamento com Filó, José Leôncio morre. Ele começa a ter fortes dores no peito, sofre um infarto e não resiste. No encerramento, ele fica cara a cara com o seu pai desaparecido, transformado em Velho do Rio.
Autor(a):
Diego Laureano
Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: [email protected]