ESCÂNDALO!
Pantanal explode com denúncia ao Brasil e presidente é flagrado acompanhando novela da Globo: “Abrir o olho”
20/06/2022 às 18h36
A novela da Globo fez uma sátira ao atual Governo e gerou um escândalo daqueles
O remake de Pantanal vem sendo um dos maiores sucessos da dramaturgia na Globo, e é claro, graças a um trabalho bem feito com um time de peso. Mas, é importante destacar que há uma característica da versão original que a Vênus Platinada jamais vai levar ao ar: comentários políticos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Exibida originalmente na extinta TV Manchete, em 1990, a obra de Benedito Ruy Barbosa era repleta de falas relacionadas a política. Com isso, houve uma grande polêmica diante comentários do escritor, visto que foram encarados como críticas ao presidente da República da época, Fernando Collor, fã da trama.
Cumprindo seu primeiro mandato, o país atravessava o Plano Collor, que visava controlar a inflação elevada na economia. Dessa forma, a situação vivida pelos brasileiros chegou ao folhetim.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em um dos capítulos, Pantanal levou ao ar uma cena de Tadeu (Marcos Palmeira), afirmando que iria escrever uma carta ao Banco Central pedindo a retirada dos cruzados novos aprisionados em meio ao Plano Collor e ganhos pela venda de uma boiada.
“Estávamos recebendo uma média de 60 cartas por dia. Vimos esse número saltar para 500 depois deste capítulo de Pantanal”, comentou uma funcionária do Banco Central, durante uma entrevista.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Diante às críticas aos comentários de cunho político exposto em Pantanal, Benedito Ruy Barbosa fez um pronunciamento e se defendeu.
“Não estou nem a favor nem contra o governo. Quero ajudar as pessoas a abrir o olho. Um país não se muda da noite para o dia. É preciso primeiro mudar a mentalidade do povo e nesse país, ladrão não pode mais ser herói”, disse ele.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Fenômeno Pantanal da Globo tem anúncio de estreia divulgado na TV e público vai à loucura
● Estrela de Pantanal recebe veto na Globo, é tirada de nova novela e causa correria nos bastidores
● Veterano de Pantanal foi acusado de humilhar elenco da novela e ser autoritário nos bastidores: “Difícil”
PAIXÃO PELA NOVELA
Porém, a sátira não foi suficiente para afastar o queridismo do presidente pela novela. Segundo o Jornal do Brasil, em maio daquele ano, Collor entrou em seu porta-aviões para passar o fim de semana em Minas Gerais e levou na bagagem uma fita com o capítulo do dia da novela da Manchete.
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]