MUDANÇAS NO REMAKE

Pantanal: Globo muda história da novela para montar núcleo com atores negros e discutir racismo

14/03/2022 às 11h37

Por: Diego Laureano
Imagem PreCarregada
Cauê Campos, Gabriel Santana, Aline Borges e Lucas Leto estão em "Pantanal" (Foto: Reprodução / Globo / Montagem TV Foco)

“Pantanal” estreia no dia 28 de março e é a aposta da Globo para alavancar a sua teledramaturgia.

“Pantanal” é a próxima novela das 21h da Globo que irá substituir “Um Lugar ao Sol”, a trama que é um remake de Benedito Ruy Barbosa da extinta TV Manchete, ganhou uma nova roupagem pelas mãos de Bruno Luperi, neto do veterano autor. A novela é uma aposta para a Globo aumentar os índices de audiência que estão defasados no horário nobre.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas como os tempos são outros, alguns núcleos precisaram ser alterados, visto que a narrativa de 1990, quando passou a primeira versão de “Pantanal”, não tinha muitos atores negros em cena, além de assuntos como racismo serem tratados de forma vexatória, o que seria inadmissível nos dias atuais.

SAIBA MAIS! Remake trás de volta um casal apaixonante! Juma e Jove têm encontro de almas; entenda

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com isso a Globo fez questão de mudar o enfoque de alguns núcleos da trama de “Pantanal” para incluir atores negros e discutir racismo na trama. No enredo da segunda família do vilão Tenório (Murilo Benício) vai incorporar à trama original peças que escancaram o preconceito em vez de naturalizá-los, como aconteceu na versão original.

Murilo Benício em cena na novela "Pantanal" (Foto: Reprodução / Globo)

Murilo Benício em cena na novela “Pantanal” (Foto: Reprodução / Globo)

ATORES NEGROS EM “PANTANAL”

Vivida na primeira versão de “Pantanal” por Rosamaria Murtinho, a personagem Zuleika será interpretada por Aline Borges. A atriz já está na preparação para a trama, mas ainda não começou a gravar suas cenas na novela. No folhetim, a mulher, que mora em São Paulo, não sabe que o esposo tem uma vida dupla.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tenório esconde a existência de Maria Bruaca (Isabel Teixeira) e Guta (Julia Dalavia), que vivem no Mato Grosso do Sul. A personagem de Aline Borges descobrirá da traição de forma chocante: seu filho mais velho vai se envolver com Guta, onde acontecerá um assunto que vai dar o que falar, com uma suposta relação incestuosa entre irmãos.

Marcelo será vivido por Lucas Leto, conhecido do público por ter participado da novela “Bom Sucesso” (2019) na Globo. É o seu primeiro personagem em horário nobre.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A personagem de Aline Borges terá outros dois filhos em “Pantanal”: Renato e Roberto. O primeiro será interpretado por Gabriel Santana, mais lembrado como Mosca de “Chiquititas” (2013), do SBT, e “Malhação: Toda Forma de Amar (2019)” na Globo; já Cauê Campos, de “O Sétimo Guardião” (2018) e “Detetives do Prédio Azul”, série infantil do Gloob.

Aline Borges em Éramos Seis (2019): ela será a segunda mulher do vilão Tenório em Pantanal (Foto: Reprodução / Globo)

Aline Borges em Éramos Seis (2019): ela será a segunda mulher do vilão Tenório em Pantanal (Foto: Reprodução / Globo)

CUIDADOS DA GLOBO COM “PANTANAL”

De acordo com informações do Notícias da TV, a preocupação com as mudanças em alguns núcleos de “Pantanal” foi um cuidado de Rogério Gomes, o diretor artístico da nova novela das 21h.

Papinha, como é chamado carinhosamente, percebeu que a primeira versão de “Pantanal” praticamente não tinha atores negros. Além do incesto que será abordado, assunto polêmico que vai chocar o vilão Tenório, o racismo também será discutido por meio do personagem de Murilo Benício.

O vilão da trama das 21h da Globo, um homem branco latifundiário, terá várias atitudes preconceituosas. Porém, ao longo do folhetim será revelado que uma de suas famílias é de pessoas negras.

“Pantanal” é cercada de expectativa na Globo por ser a grande aposta de José Luiz Villamarim e Ricardo Waddington, novos comandantes da teledramaturgia da emissora. As novelas anteriores haviam sido aprovadas ainda na gestão de Silvio de Abreu.

“Pantanal” tem a missão de trazer o público de volta para a emissora, visto que a atual trama de Lícia Manzo é considerada o maior fiasco da história do horário nobre. Além do investimento em locações, elenco e cuidados especiais, a Globo montou até uma espécie de “Projac rural”, nos Estúdios Globo para as gravações de 40% das cenas da novela no Mato Grosso do Sul.

Novas gravações de “Pantanal” serão realizadas ainda nos próximos meses na região. A trama vai estrear sem estar finalizada, ou seja, ainda poderá contar com ajustes caso sejam necessários ao longo de sua exibição.

"Pantanal" terá um elenco de peso para alavancar a audiência do horário nobre da Globo (Foto: Reprodução / Globo)

“Pantanal” terá um elenco de peso para alavancar a audiência do horário nobre da Globo (Foto: Reprodução / Globo)

Pantanal

Autor(a):

Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.