MUDANÇAS NO REMAKE

Pantanal: Globo muda história da novela para montar núcleo com atores negros e discutir racismo

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Cauê Campos, Gabriel Santana, Aline Borges e Lucas Leto estão em "Pantanal" (Foto: Reprodução / Globo / Montagem TV Foco)

“Pantanal” estreia no dia 28 de março e é a aposta da Globo para alavancar a sua teledramaturgia.

“Pantanal” é a próxima novela das 21h da Globo que irá substituir “Um Lugar ao Sol”, a trama que é um remake de Benedito Ruy Barbosa da extinta TV Manchete, ganhou uma nova roupagem pelas mãos de Bruno Luperi, neto do veterano autor. A novela é uma aposta para a Globo aumentar os índices de audiência que estão defasados no horário nobre.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas como os tempos são outros, alguns núcleos precisaram ser alterados, visto que a narrativa de 1990, quando passou a primeira versão de “Pantanal”, não tinha muitos atores negros em cena, além de assuntos como racismo serem tratados de forma vexatória, o que seria inadmissível nos dias atuais.

SAIBA MAIS! Remake trás de volta um casal apaixonante! Juma e Jove têm encontro de almas; entenda

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com isso a Globo fez questão de mudar o enfoque de alguns núcleos da trama de “Pantanal” para incluir atores negros e discutir racismo na trama. No enredo da segunda família do vilão Tenório (Murilo Benício) vai incorporar à trama original peças que escancaram o preconceito em vez de naturalizá-los, como aconteceu na versão original.

Murilo Benício em cena na novela “Pantanal” (Foto: Reprodução / Globo)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

ATORES NEGROS EM “PANTANAL”

Vivida na primeira versão de “Pantanal” por Rosamaria Murtinho, a personagem Zuleika será interpretada por Aline Borges. A atriz já está na preparação para a trama, mas ainda não começou a gravar suas cenas na novela. No folhetim, a mulher, que mora em São Paulo, não sabe que o esposo tem uma vida dupla.

Tenório esconde a existência de Maria Bruaca (Isabel Teixeira) e Guta (Julia Dalavia), que vivem no Mato Grosso do Sul. A personagem de Aline Borges descobrirá da traição de forma chocante: seu filho mais velho vai se envolver com Guta, onde acontecerá um assunto que vai dar o que falar, com uma suposta relação incestuosa entre irmãos.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Marcelo será vivido por Lucas Leto, conhecido do público por ter participado da novela “Bom Sucesso” (2019) na Globo. É o seu primeiro personagem em horário nobre.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A personagem de Aline Borges terá outros dois filhos em “Pantanal”: Renato e Roberto. O primeiro será interpretado por Gabriel Santana, mais lembrado como Mosca de “Chiquititas” (2013), do SBT, e “Malhação: Toda Forma de Amar (2019)” na Globo; já Cauê Campos, de “O Sétimo Guardião” (2018) e “Detetives do Prédio Azul”, série infantil do Gloob.

Aline Borges em Éramos Seis (2019): ela será a segunda mulher do vilão Tenório em Pantanal (Foto: Reprodução / Globo)

CUIDADOS DA GLOBO COM “PANTANAL”

De acordo com informações do Notícias da TV, a preocupação com as mudanças em alguns núcleos de “Pantanal” foi um cuidado de Rogério Gomes, o diretor artístico da nova novela das 21h.

Papinha, como é chamado carinhosamente, percebeu que a primeira versão de “Pantanal” praticamente não tinha atores negros. Além do incesto que será abordado, assunto polêmico que vai chocar o vilão Tenório, o racismo também será discutido por meio do personagem de Murilo Benício.

O vilão da trama das 21h da Globo, um homem branco latifundiário, terá várias atitudes preconceituosas. Porém, ao longo do folhetim será revelado que uma de suas famílias é de pessoas negras.

“Pantanal” é cercada de expectativa na Globo por ser a grande aposta de José Luiz Villamarim e Ricardo Waddington, novos comandantes da teledramaturgia da emissora. As novelas anteriores haviam sido aprovadas ainda na gestão de Silvio de Abreu.

“Pantanal” tem a missão de trazer o público de volta para a emissora, visto que a atual trama de Lícia Manzo é considerada o maior fiasco da história do horário nobre. Além do investimento em locações, elenco e cuidados especiais, a Globo montou até uma espécie de “Projac rural”, nos Estúdios Globo para as gravações de 40% das cenas da novela no Mato Grosso do Sul.

Novas gravações de “Pantanal” serão realizadas ainda nos próximos meses na região. A trama vai estrear sem estar finalizada, ou seja, ainda poderá contar com ajustes caso sejam necessários ao longo de sua exibição.

“Pantanal” terá um elenco de peso para alavancar a audiência do horário nobre da Globo (Foto: Reprodução / Globo)

Autor(a):

Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: diego.laureano@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile