Globo cortou cenas de Pantanal.
No capítulo da última terça-feira (02) de Pantanal, a Globo picotou algumas cenas e acabou cometendo um erro com passagem de tempo no folhetim. Um dos destaques do remake de Bruno Luperi foi a chegada da segunda família de Tenório (Murilo Benício) ao bioma, após o vilão ter escorraçado Maria Bruaca (Isabel Teixeira).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No capítulo escrito por Bruno Luperi, a personagem de Isabel Teixeira tentaria cometer um suicídio, mas a Globo optou por tirar a cena polêmica. A emissora também precisou ampliar o capítulo, visto que o SBT transmitia o jogo da Libertadores e a Vênus Platinada queria evitar que o seu público migrasse por completo para a concorrência.
SAIBA MAIS! Pantanal – Juma deixa público incrédulo ao subir na cama com os pés sujos: “Bizarrice”
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na cena picotada pela Globo, Bruaca estaria na chalana, na qual passou a viver após ser expulsa de casa pelo marido. Ela decidiria dar fim à própria vida e tentaria se atirar no rio. “Não faça isso, dona Maria! Por maior que seja a sua dor, a senhora tá viva… E a vida é uma bênção que recebêmo uma única veiz”, imploraria Eugênio (Almir Sater), que impediria a mulher de se matar.
“Me larga… Me dêxamorrê em paz”, esbravejaria Bruaca. “Se a senhora pulá, num tenho nem como lhe buscá… A correnteza aqui é muito forte… E a chalana é demorosa de se manobrá”, argumentaria o personagem de Almir Sater. A mãe de Guta (Julia Dalavia), então, desistiria e ficaria ali aos prantos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, nada disso foi exibido no capítulo do último dia 02. A situação dramática foi migrada direto para o momento em que Bruaca se jogou no chão da embarcação, com os olhos cheios de lágrimas e completamente desolada.
Inclusive, o momento de profundo desespero foi trocado por um de esperança e libertação. Em outra sequência, na qual Maria Bruaca cantava pelas planícies alagadas, ela arrancou sua aliança de casamento e a jogou nas águas em Pantanal. Isso não estava previsto no roteiro do capítulo, tratando-se de um improviso da atriz.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
MOTIVO DOS CORTES
Um dos motivos dos cortes em Pantanal feitos pela Globo, como adiantamentos e até mesmo o erro na passagem de tempo, foi motivado pelo jogo entre Corinthians e Flamengo, exibido pelo SBT, que levou a emissora carioca a criar uma estratégia para aumentar a duração do capítulo e conter uma possível fuga de público e consequentemente, uma queda no ibope.
Foram incluídas cenas extras de paisagens da região, além de duas ações de merchandising. O plano foi bem-sucedido, tendo em vista que a Globo só perdeu para o futebol assim que Pantanal acabou.
Isso não muda o fato de que houve um descuido na hora da edição. Tanto que, no roteiro, não havia indicação alguma de que os filhos de Tenório estariam mexendo em suas bagagens. Se isso não tivesse sido incluído à sequência, talvez o problema passasse despercebido.
Independentemente dos deslizes da Globo pelo capítulo ter , a remoção da cena da tentativa de suicídio de Maria pode ser considerada um acerto, sendo que poderia ser um gatilho para diversos telespectadores.
Segundo uma reportagem publicada pela Folha de S.Paulo, o Brasil atualmente vive uma “segunda pandemia”: a da saúde mental. De acordo com dados do Datasus, o total de mortes no país por lesões autoprovocadas dobrou nos últimos 20 anos, tendo passado de 7 mil para 14 mil. Isso é o equivalente a mais de uma morte por hora.
Por isso, incluir uma cena de tentativa de suicídio como essa no horário nobre da TV aberta, acompanhado por milhões de telespectadores, seria visto como uma grande irresponsabilidade da Globo e felizmente a cena foi cortada.