ESTREIA HOJE

Pantanal: Globo estreia novela com status de superprodução; Saiba que horas começa e quem é quem na história

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Jove (Jesuíta Barbosa) e Juma (Alanis Guillen) em 'Pantanal' (Foto: Reprodução / Globo / João Miguel Júnior)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Pantanal”, estreia nesta segunda-feira (28), no horário nobre da Globo.

A novela “Pantanal” é a principal aposta da Globo, para alavancar a audiência do seu horário nobre. A produção estreia nesta segunda-feira (28), substituindo “Um Lugar Ao Sol”, que ‘flopou’ e não deixa boas lembranças para a emissora carioca.

“Pantanal” trata-se de um grande sucesso de Benedito Ruy Barbosa, exibido originalmente na TV Manchete em 1990. A novela também foi reprisada pelo SBT em 2008, tendo grande êxito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

SAIBA MAIS! Pantanal: Veja fotos dos bastidores do momento mais emblemático da primeira fase: “Nascimento de Juma”.

O remake é assinado por Bruno Luperi, neto de Benedito e tem direção artística de Rogério Gomes na primeira fase e Gustavo Fernandez na segunda fase.

QUE HORAS COMEÇA A NOVELA ‘PANTANAL’?

O remake estreia nesta segunda-feira (28), logo depois do “Jornal Nacional”, ás 21h30 da noite. A previsão era que a nova versão entrasse no ar duas semanas antes, mas devido o aumento de casos da Covid-19 no Brasil em janeiro o cronograma de gravações acabou sendo atrasado, o que impossibilitou a estreia antecipada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Inclusive, as atrizes Bruna Linzmeyer, Selma Egrei e Letícia Salles foram afastadas do trabalho após terem testado positivo para a doença. Atualmente o cronograma segue adiantado, onde as gravações já estão na segunda fase da trama.

ELENCO DE ‘PANTANAL’

O time de atores da trama é repleto de astros e estrelas conhecidos do grande público, onde também haverá alguns lançamentos como de praxe em todas as novelas globais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Juliana Paes, Osmar Prado, Dira Paes, Renato Góes, Murilo Benício, Juliano Cazarré, José Loreto, Julia Dalavia, Jesuíta Barbosa, Irandhir Santos, Karine Teles, Camila Morgado, Isabel Teixeira, Silvero Pereira, Paula Barbosa, Caco Ciocler, Selma Egrei e Malu Rodrigues, são alguns dos atores que fazem parte de “Pantanal”.

Alguns atores que estiveram na obra original de 1990 também atuam no remake da superprodução, como Marcos Palmeira, Almir Sater, Paulo Gorgulho e Enrique Diaz.

Já a grande aposta da novela é Alanis Guillen que fará a heroína Juma. E entre os novatos na tela da Globo estão Guito, Gabriel Sater e Bella Campos.

Remake de ‘Pantanal’ estreia hoje na Globo (Foto: Reprodução / Globo)

QUEM É QUEM EM ‘PANTANAL’

JOSÉ LEÔNCIO (RENATO GÓES/MARCOS PALMEIRA)

Renato Góes e Marcos Palmeira dividem personagem em ‘Pantanal’ (Foto: Reprodução / Globo)

Criado no lombo do cavalo ao acompanhar Joventino (Irandhir Santos) nas comitiva no interior do país, José Leôncio cresceu em meio aos peões e sem o exemplo de uma figura feminina desde a morte de sua mãe. O personagem também sofre com o sumiço misterioso do pai.

Foi casado com Madeleine (Bruna Linzmeyer/Karine Teles), com quem teve Jove (Jesuíta Barbosa). Também é pai de Tadeu (José Loreto), fruto do relacionamento com Filó (Letícia Salles/Dira Paes), mas trata o rapaz como se fosse seu afilhado. Ainda é surpreendido com a chegada de um filho desconhecido, José Lucas de Nada (Irandhir Santos). É o protagonista de “Pantanal”.

MARIA MARRUÁ (JULIANA PAES)

Juliana Paes como Maria Marruá em ‘Pantanal’ (Foto: Reprodução / Globo)

A personagem vivia uma vida pacata e tranquila ao lado do marido Gil (Enrique Diaz) antes de enterrar um dos três filhos que tinha. Maria Marruá sente como se tivesse morrido com os herdeiros e chega ao Pantanal sem esperança.

Ao engravidar de Juma (Alanis Guillen), recebe a filha com ar de maldição, em um parto na beira do rio com o intuito de colocá-la na canoa e empurrá-la para as águas. O destino, contudo, as une novamente.

GIL (ENRIQUE DIAZ)

Enrique Diaz vive Gil na novela da Globo (Foto: Reprodução / Globo)

Sujeito simples, sem muita cultura e nem modos, porém com um jeito brando de ser. É honesto e decente, tendo se tornado um esposo fiel e dedicado à Maria Marruá (Juliana Paes).

É um homem bom que nasceu em um mundo ruim e perverso. É enganado no Sarandi, no Paraná, onde comete um crime que o leva fugido ao Pantanal ao lado da esposa. Tenta reconstruir sua vida e se alegra com o nascimento de Juma (Alanis Guillen).

JUMA MARRUÁ (ALANIS GUILLEN)

Alanis Guillen vive Juma Marruá na novela das nove (Foto: Reprodução / Globo)

Filha de Maria Marruá e Gil, Juma (Alanis Guillen) é uma mulher de personalidade forte, selvagem e arredia, apesar da pouca idade. Ela aprendeu desde criança com a mãe a se defender do “bicho homem”, a espécie mais perigosa que habita as redondezas. A história da mocinha da trama é marcada por tragédias antes mesmo de seu nascimento.

Os pais precisaram sair das terras em Sarandi, no Paraná, após a morte de dois filhos por pistoleiros. Ainda em luto, Maria descobre que está grávida assim que chega ao Mato Grosso do Sul. Sem suportar a ideia de perder outro filho, ela decide abandonar a bebê em uma canoa após o parto sofrido na beira do rio, mas muda de ideia e volta para buscar a herdeira.

Juma convive durante pouco tempo com o pai, que acaba assassinado. Um pouco mais velha, a protagonista também perde a mãe e passa a sobreviver sozinha no remake de Bruno Luperi.

Juma encontra um pouco de alento ao se apaixonar por Jove (Jesuíta Barbosa). Surge entre eles um amor puro, fruto do encontro improvável e natural que marca para sempre o destino dos dois. Mas as diferenças culturais e sociais tornam a relação repleta de desafios e obstáculos.

A personagem na versão original foi interpretada por Cristiana Oliveira. Antes da escalação de Alanis Guillen para o remake, Benedito Ruy Barbosa revelou que gostaria de ver Vanessa Giácomo como a heroína da trama. Porém, a atriz recusou o papel e justificou a decisão em entrevista ao Gshow na época. “Eu não me sinto à vontade para fazer uma personagem que é virgem, que tem 20 anos”.

JOVE (JESUÍTA BARBOSA)

Jesuíta Barbosa interpreta Jove no remake (Foto: Reprodução / Globo)

Filho de Madeleine (Karine Teles) e José Leôncio, Jove (Jesuíta Barbosa) nasce no Pantanal, mas é levado ainda bebê para o Rio de Janeiro. Se torna um rapaz inteligente e irreverente, ele cresce achando que o pai faleceu.

Porém, quando jovem, vai para o Mato Grosso do Sul atrás do patriarca e descobre que é o oposto dele. Lá, conhece e se apaixona por Juma, onde viverão um grande romance.

VEJA OUTROS PERSONAGENS DA NOVELA:

HISTÓRIA DA NOVELA

Joventino (Irandhir Santos) e José Leôncio (Drico Alves, em participação especial) em Pantanal (Foto: Reprodução / Globo / João Miguel Júnior)

O folhetim é dividido em duas fases e começa com a história de Joventino (Irandhir Santos) e seu filho, José Leôncio (Renato Góes/Marcos Palmeira).

Na primeira fase de “Pantanal”, Joventino aprende a respeitar a natureza e vira uma lenda da região por conseguir amansar bois selvagens através de”feitiço”. Até que um dia o peão desaparece misteriosamente, deixando o filho sozinho e desesperado.

Após cinco anos, José Leôncio, rico, faz uma viagem de negócios para o Rio de Janeiro e se encanta por Madeleine (Bruna Linzmeyer/Karine Teles). Os dois acabam se casando, e a jovem muda para o Pantanal, onde dá à luz Jove (Jesuíta Barbosa).

Porém, a mimada não se adapta ao interior e ainda cria uma rivalidade com Filó (Leticia Salles/Dira Paes), empregada da casa do peão, mãe de Tadeu (José Loreto) e antiga amante de José Leôncio.

Com saudade da vida urbana na Cidade Grande, Madeleine foge com o filho ainda bebê e volta para a mansão da família no Rio de Janeiro. Jove é enganado pela mãe e cresce acreditando que o pai havia falecido.

Longe do herdeiro, José Leôncio descobre que também é pai de Tadeu, a quem passa suas terras, valores e tradições. Mas, da porta para fora, o peão trata o rapaz apenas como seu afilhado.

SEGUNDA FASE

Alanis Guillen e Jesuíta Barbosa serão os protagonistas de Pantanal (Foto: Reprodução / Globo)

A trama tem uma passagem de 20 anos entre as duas fases. Jove descobre que o pai não faleceu e parte em rumo ao Mato Grosso do Sul para conhecê-lo. Porém, a relação com Zé Leôncio logo torna-se conflituosa por conta das diferenças na criação dos dois.

O filho de Madeleine também fica com ciúme da relação do peão com Tadeu. A família ainda enfrenta outro baque com a chegada de José Lucas de Nada (Irandhir Santos), um terceiro filho do protagonista de “Pantanal”.

É também na segunda fase da novela que Jove conhece Juma Marruá (Alanis Guillen). O rapaz rapidamente se apaixona pela heroína, mas as diferenças culturais também prejudicam esse romance.

A novela da Globo também traz no enredo a figura do Velho do Rio (Osmar Prado), uma entidade sobrenatural, como o protetor da natureza, que é responsável por zelar as terras, os animais e cuidar das relações interpessoais na região. O encantado assume a forma de uma sucuri na maior parte da trama, mas também se apresenta na forma humana.

Após um intenso mês de divulgação em todos os seus programas e intervalos comerciais da programação, “Pantanal”, é literalmente a ‘menina dos olhos’ da Globo e sua estreia nesta noite está causando grandes expectativas. Que seja um sucesso!

“Pantanal” terá um elenco de peso para alavancar a audiência do horário nobre da Globo (Foto: Reprodução / Globo)

Autor(a):

Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: diego.laureano@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile