NOVA DAS NOVE
Pantanal: Saiba quem é quem, curiosidades, trilha sonora e bastidores da nova superprodução da Globo
24/03/2022 às 17h01
Pantanal é a substituta de “Um Lugar ao Sol”.
A novela “Pantanal” é a principal aposta da Globo, para alavancar a audiência do seu horário nobre. A produção está prevista para estrear na próxima segunda-feira (28), substituindo “Um Lugar Ao Sol”, que está decepcionando no ibope.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Pantanal” trata-se de um grande sucesso de Benedito Ruy Barbosa, exibido originalmente na TV Manchete em 1990. A novela também foi reprisada pelo SBT em 2008, tendo grande êxito.
SAIBA MAIS! Pantanal: De saída da Globo, Juliana Paes dá spoiler sobre Maria Marruá virando onça: “Natureza selvagem”
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pensando no saudosismo dos fãs da novela e também em surpreender as novas gerações, a Globo aposta em “Pantanal”, que será adaptada por Bruno Luperi, neto do autor veterano, como grande aposta da sua dramaturgia no ano de 2022. Veja abaixo tudo sobre a novela “Pantanal”, com um guia sobre a trama feito pelo TV FOCO!
QUANDO COMEÇA A NOVELA ‘PANTANAL’?
O remake estreia em 28 de março no horário nobre da Globo. A previsão era que a nova versão entrasse no ar duas semanas antes, mas devido o aumento de casos da Covid-19 no Brasil em janeiro atrasou o cronograma de gravações.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Inclusive, as atrizes Bruna Linzmeyer, Selma Egrei e Letícia Salles foram afastadas do trabalho após terem testado positivo para a doença. Atualmente o cronograma segue adiantado, onde as gravações já estão na segunda fase da trama.
A novela “Pantanal”, entra na faixa das nove na tela da Globo, sendo exibida logo após o “Jornal Nacional”.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Mércia se rende a novo amor, Michele pede demissão e Luma leva apunhalada: Mania de Você crava 3 viradas
● Resumo de Volta Por Cima: Capítulo de sexta-feira (15/11)
● Resumo Mania de Você: Capítulo de sexta-feira (14/11)
QUEM VAI FAZER ‘PANTANAL’
O time de atores da trama é repleto de astros e estrelas conhecidos do grande público, onde também haverá alguns lançamentos como de praxe em todas as novelas globais.
Juliana Paes, Osmar Prado, Dira Paes, Renato Góes, Murilo Benício, Juliano Cazarré, José Loreto, Julia Dalavia, Jesuíta Barbosa, Irandhir Santos, Karine Teles, Camila Morgado, Isabel Teixeira, Silvero Pereira, Paula Barbosa, Caco Ciocler, Selma Egrei e Malu Rodrigues, são alguns dos atores que fazer parte de “Pantanal”.
Alguns atores que estiveram na obra original de 1990 também atuam no remake da superprodução, como Marcos Palmeira, Almir Sater, Paulo Gorgulho e Enrique Diaz.
Já a grande aposta da novela é Alanis Guillen que fará a heroína Juma. E entre os novatos na tela da Globo estão Guito, Gabriel Sater e Bella Campos.
QUEM É QUEM EM ‘PANTANAL’
JOSÉ LEÔNCIO (RENATO GÓES/MARCOS PALMEIRA)
Criado no lombo do cavalo ao acompanhar Joventino (Irandhir Santos) nas comitiva no interior do país, José Leôncio cresceu em meio aos peões e sem o exemplo de uma figura feminina desde a morte de sua mãe. O personagem também sofre com o sumiço misterioso do pai.
Foi casado com Madeleine (Bruna Linzmeyer/Karine Teles), com quem teve Jove (Jesuíta Barbosa). Também é pai de Tadeu (José Loreto), fruto do relacionamento com Filó (Letícia Salles/Dira Paes), mas trata o rapaz como se fosse seu afilhado. Ainda é surpreendido com a chegada de um filho desconhecido, José Lucas de Nada (Irandhir Santos). É o protagonista de “Pantanal”.
MARIA MARRUÁ (JULIANA PAES)
A personagem vivia uma vida pacata e tranquila ao lado do marido Gil (Enrique Diaz) antes de enterrar um dos três filhos que tinha. Maria Marruá sente como se tivesse morrido com os herdeiros e chega ao Pantanal sem esperança.
Ao engravidar de Juma (Alanis Guillen), recebe a filha com ar de maldição, em um parto na beira do rio com o intuito de colocá-la na canoa e empurrá-la para as águas. O destino, contudo, as une novamente.
GIL (ENRIQUE DIAZ)
Sujeito simples, sem muita cultura e nem modos, porém com um jeito brando de ser. É honesto e decente, tendo se tornado um esposo fiel e dedicado à Maria Marruá (Juliana Paes).
É um homem bom que nasceu em um mundo ruim e perverso. É enganado no Sarandi, no Paraná, onde comete um crime que o leva fugido ao Pantanal ao lado da esposa. Tenta reconstruir sua vida e se alegra com o nascimento de Juma (Alanis Guillen).
JUMA MARRUÁ (ALANIS GUILLEN)
Filha de Maria Marruá e Gil, Juma (Alanis Guillen) é uma mulher de personalidade forte, selvagem e arredia, apesar da pouca idade. Ela aprendeu desde criança com a mãe a se defender do “bicho homem”, a espécie mais perigosa que habita as redondezas. A história da mocinha da trama é marcada por tragédias antes mesmo de seu nascimento.
Os pais precisaram sair das terras em Sarandi, no Paraná, após a morte de dois filhos por pistoleiros. Ainda em luto, Maria descobre que está grávida assim que chega ao Mato Grosso do Sul. Sem suportar a ideia de perder outro filho, ela decide abandonar a bebê em uma canoa após o parto sofrido na beira do rio, mas muda de ideia e volta para buscar a herdeira.
Juma convive durante pouco tempo com o pai, que acaba assassinado. Um pouco mais velha, a protagonista também perde a mãe e passa a sobreviver sozinha no remake de Bruno Luperi.
Juma encontra um pouco de alento ao se apaixonar por Jove (Jesuíta Barbosa). Surge entre eles um amor puro, fruto do encontro improvável e natural que marca para sempre o destino dos dois. Mas as diferenças culturais e sociais tornam a relação repleta de desafios e obstáculos.
A personagem na versão original foi interpretada por Cristiana Oliveira. Antes da escalação de Alanis Guillen para o remake, Benedito Ruy Barbosa revelou que gostaria de ver Vanessa Giácomo como a heroína da trama. Porém, a atriz recusou o papel e justificou a decisão em entrevista ao Gshow na época. “Eu não me sinto à vontade para fazer uma personagem que é virgem, que tem 20 anos”.
JOVE (JESUÍTA BARBOSA)
Filho de Madeleine (Karine Teles) e José Leôncio, Jove (Jesuíta Barbosa) nasce no Pantanal, mas é levado ainda bebê para o Rio de Janeiro. Se torna um rapaz inteligente e irreverente, ele cresce achando que o pai faleceu.
Porém, quando jovem, vai para o Mato Grosso do Sul atrás do patriarca e descobre que é o oposto dele. Lá, conhece e se apaixona por Juma, onde viverão um grande romance.
VEJA OUTROS PERSONAGENS DA NOVELA:
- Madeleine (Bruna Linzmeyer/Karine Teles);
- Irma (Malu Rodrigues/Camila Morgado);
- Gustavo (Gabriel Stauffer/Caco Ciocler);
- Velho do Rio (Osmar Prado);
- Filó (Leticia Salles/Dira Paes);
- Tenório (Murilo Benício);
- Maria Bruaca (Isabel Teixeira);
- Guta (Julia Dalavia);
- Marcelo (Lucas Leto);
- Zuleika (Aline Borges);
- Renato (Gabriel Santana);
- Roberto (Cauê Campos);
- Tadeu (José Loreto);
- Zefa (Paula Barbosa);
- Alcides (Juliano Cazarré);
- Eugênio (Almir Sater);
- Tibério (Guito);
- Trindade (Gabriel Sater);
- Generosa (Giovana Cordeiro);
- Levi (Leandro Lima);
- Zaqueu (Silvero Pereira);
- Lúcio (Erom Cordeiro);
- Muda (Bella Campos);
- Joaquim (Renato Teixeira);
- Antero Novaes (Leopoldo Pacheco);
- Ceci (Paulo Gorgulho);
- Chico (Túlio Sterling);
QUEM VIRA ONÇA EM ‘PANTANAL?’
Uma das tramais mais emblemáticas de ‘Pantanal’, é a transformação de Maria Marruá em onça-pintada. Filha da personagem, Juma herda a habilidade de virar bicho da mãe.
Em teaser divulgado nas redes sociais, Juliana Paes explicou a lenda que toma conta do imaginário popular do Pantanal, um dos mistérios da trama.
“Ela se transformou em uma onça para salvar a vida da filha. E no dente. Quem viu, viu. Quem viu pode espalhar essa lenda, que saiu rodando por aí que nem rastro de pólvora. Reza a lenda que em noite de lua cheia Maria Marruá sai para caçar o alimento para sua cria. E seu território vai até onde seu esturro pode chegar. Maria Marruá defende com unhas e dentes o que é seu. Ou com garras e presas, como juram por aí”, revelou a atriz da nova novela das nove da Globo.
ONDE FOI GRAVADA A NOVELA DA GLOBO?
A Globo montou uma grande estrutura em Aquidauana, no interior do Mato Grosso do Sul, para rodar as sequencias de “Pantanal”. A cidade, de 50 mil habitantes, virou centro para um “Projac rural”, com fazendas servindo de camarim, base de apoio e hotel para elenco e equipe. Mais de cem pessoas ficaram envolvidas na produção.
“Foram seis fazendas que deram suporte direto para as gravações, sendo três delas usadas como locação, com tudo que fosse fundamental para as nossas cenas”, contou o cenógrafo Alexandre Gomes de Souza em entrevista pela Globo à imprensa.
Já os cenários fixos e áreas internas, como o interior da casa de José Leôncio, a tapera da família Marruá e o galpão dos peões, foram montados nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro, de acordo com o Notícias da TV.
AUTOR DE ‘PANTANAL’
A história da novela “Pantanal” é uma adaptação de Bruno Luperi, neto de Benedito Ruy Barbosa, autor da obra original de 1990. O veterano só autorizou a produção do remake se o parente reescrevesse a novela, e assim o escritor recebeu a bênção do avô para a adaptação.
“Nunca imaginei reescrever Pantanal, não busquei isso. A Globo também queria que eu escrevesse justamente por entender o universo do meu avô. Cresci no pé da cama dele ouvindo suas histórias. E mergulhar no texto da novela foi quase uma terapia para mim porque entendi muito dos valores da nossa família, vivências de infância”, contou Bruno Luperi em entrevista pela Globo à imprensa.
O clima familiar na nova versão ainda conta com Paula Barbosa, também neta de Benedito Ruy Barbosa e prima de Bruno Luperi. A atriz interpreta Zefa na novela.
TRILHA SONORA DE ‘PANTANAL’
A música é uma das estrelas da nova trama da Globo e a trilha de “Pantanal” é composta apenas com composições nacionais. Além de atuarem no remake, Almir Sater e Renato Teixeira também darão voz a algumas músicas da trama da emissora carioca.
O tema de abertura será o mesmo da versão original: a canção Pantanal, composta pelo produtor Marcus Viana. Em 1990, a banda Sagrado Coração da Terra era a responsável pela música.
Já a Globo escolheu Maria Bethânia e Almir Sater para a regravação do novo arranjo. No remake, o público ainda verá Eugênio (Almir Sater), Joaquim (Renato Teixeira), Quim (Chico Teixeira), Tibério (Guito) e Trindade (Gabriel Sater) em rodas de viola.
MAIS CURIOSIDADES
Vários artistas que ficaram marcados pela atuação na primeira versão da novela já não estão mais entre nós, como os saudosos:
- Cláudio Marzo (1940-2015);
- Sérgio Mamberti (1939-2021);
- Rômulo Arantes (1957-2000);
- João Alberto Pinheiro (1960-1992);
- Oswaldo Loureiro (1932-2018);
- Sérgio Britto (1923-2011);
- Alexandre Lippiani (1964-1997);
- Buza Ferraz (1950-2010);
- Flora Geny (1929-1991);
AUDIÊNCIA
Na estreia em 1990, a novela marcou 7 pontos no Ibope na Grande São Paulo, mas depois dos primeiros capítulos começou a ter picos de 30 pontos na extinta TV Manchete.
O último capítulo de “Pantanal”, registrou 31 pontos, enquanto a Globo teve 21 no confronto direto. A novela teve média geral de 22 pontos, a maior da história da TV Manchete.
Na reprise em 2008 no SBT, “Pantanal” também teve grande êxito, exibido ás 22h30 na emissora de Silvio Santos e marcou média de 17 pontos, incomodando a Globo no horário.
“Pantanal”, chega na próxima segunda-feira (28), para fazer a Globo esquecer o fracasso da novela “Um Lugar ao Sol”, que atualmente a trama amarga o título de menos vista na faixa das 21h.
Autor(a):
Diego Laureano
Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: [email protected]