Depois de tanto caso com a sela de prata em Pantanal, o Velho do Rio surgirá para assistir quem vai herdá-la
José Leôncio (Marcos Palmeira) tinha o pai como o melhor boiadeiro do mundo, para ele foi um baque quando o senhor sumiu em Pantanal. Zé fez o nome da família e criou um verdadeiro império no mundo agropecuário, ainda assim, ele zelou pela sela de prata deixada por Joventino (Osmar Prado) com amor e veneração.
Por muitos anos, José Leôncio guardou a sela do pai para entregar para Jove (Jesuíta Barbosa), mas o rapaz, o oposto da família parterna, não quis. Enquanto isso, Tadeu (José Loreto) rezava por uma chance de mostrar o seu valor. Entre idas e vindas, José Leôncio se resolveu com Jove e conheceu seu filho mais velho, José Lucas (Irandhir Santos).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Numa altura de Pantanal onde os irmãos tinham muita rivalidade entre eles, José Leôncio estimulou que houvesse uma disputa assim um deles ficaria com a sela de prata. Pois bem, chegou, por fim, este momento. Ainda que, por um lado, Jove nem liga mais se ganha ou não, por outro, Zé Lucas acredita que Tadeu é quem deva ficar com a sela por direito, a disputa acontecerá.
Conforme José Leôncio deseja, os filhos vão para uma raia e lá apostarão uma corrida de cavalo, quem chegar primeiro será o vencedor. Todos vão se aprontar para assistir a conclusão dessa empreitada idealizada por Zé, Filó (Dira Paes) será uma das mais tensas e nem imagina que o filho já sabe do seu segredo.
Tadeu escutará uma conversa de José Leôncio e a mãe onde descobrirá que não é filho biológico do fazendeiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
HORA DA VERDADE
No momento da corrida, com sede de vitória, Tadeu vai deixar todo mundo surpreso ao ficar parado enquanto os irmãos saem na frente.
— Se eu fô um Leôncio de verdade, eu num posso tê medo de dois peão porquêra que nem eles! — Tadeu dirá a si mesmo, logo, em seguida, ele disparará.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tadeu não só vai superar José Lucas como Jove e simplesmente vencerá a corrida. Diante de José Leôncio chocado, todos escutarão o som de um berrante. Será o Velho do Rio, ou seja, o velho Joventino aprovando que sua sela seja passada para Tadeu.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desta vez, sem ter coragem de ignorar o sinal, José Leôncio chora ao se lembrar do pai e, por fim, abençoa o vencedor.