Redes como Carrefour e Pão de Açúcar provavelmente fazem clientes gastarem mais com apenas pequenos segredos
É muito comum ir ao supermercado e sair com muito mais coisas do que o planejado. As grandes redes, como Pão de Açúcar e Carrefour, podem não assumir, mas estão estrategicamente organizadas para vender mais. E todos os clientes podem cair nessa estratégia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
São pelos menos seis táticas que tornam um supermercado mais atraente para os clientes. Dependendo do plano de marketing da empresa, clientes podem acabar comprando produtos que nem precisam, ou até mesmo acreditar que uma promoção é real – sendo que não é.
De acordo com um levantamento da Informe Brasil, uma estratégia dos supermercados é tornar os carrinhos cada vez maiores. A intenção é fazer com que o cliente sinta que comprou muito pouco e acabe enchendo o carrinho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Colocar produtos mais caros na altura dos olhos também faz com que clientes gastem mais. A intenção é chamar atenção logo de cara, a fim de vender os produtos que custam mais.
Os produtos que geralmente não estão destaque costumam ser mais baratos. Olhe sempre nas partes mais baixas das prateleiras para garantir alguns descontos. Mercados como o Carrefour provavelmente adotam esse tipo de estratégia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
MAIS TÁTICAS
Supermercados costumam colocar produtos básicos no fim dos corredores. A atitude faz com que clientes atravessem todo o estabelecimento em busca de itens básicos, como papel higiênico. Atravessando o local todo, clientes costumam comprar mais.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Uma tática já muito antiga, mas ainda essencial para os mercados nos dias de hoje, ‘quebrar’ preços também torna produtos atraentes. Cobrar R$ 2,90 em vez de R$ 3,00 cria a ilusão de que determinado produto é mais barato. Cheque a veracidade na próxima vez que visitar um Pão de Açúcar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Colocar produtos infantis no caixa faz com que os pais ‘sofram’ com a pressão dos filhos na hora de pagar a conta. Após cederem com os pedidos dos pequenos, os clientes acabam fazendo o supermercado lucrar mais.
QUAIS SÃO CINCO DICAS PARA EVITAR GASTOS NO SUPERMERCADO?
Existem cinco táticas para evitar gastos desnecessários: faça uma lista, escolha marcas próprias dos supermercados, aproveite promoções apenas para itens que precisa, planeje suas refeições e compre em atacado.