Papa Francisco se envolve em polêmica após evitar beijo na mão e divide opiniões

27/03/2019 às 12h12

Por: Vitor
Imagem PreCarregada
Papa Francisco (Foto: Divulgação)
Papa Francisco (Foto: Divulgação)

Papa Francisco
(Foto: Divulgação)

Autoridade máxima da Igreja Católica, o Papa Francisco viu seu nome envolvido em uma polêmica nesta semana após evitar beijo na mão após uma celebração e dividiu opiniões na web.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um vídeo que circula – e já viralizou – nas redes sociais mostra a cena protagonizada pelo religioso após uma celebração realizada na cidade de Loreto, na Itália, na última segunda-feira (25). As imagens mostram o momento em que os fiéis vão até o Papa cumprimentá-lo e ele recusa o beijo na mão e no anel.

No vídeo, dá para perceber que Francisco está visivelmente incomodado com a situação, que se repete por várias vezes enquanto ele recebe os cumprimentos dos fiéis (veja o vídeo no final da publicação).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

+ Ana Maria Braga paga mico na Globo e mostra que nunca assistiu o BBB19

A atitude do religioso no entanto, vem rendendo discussões entre alas mais conservadoras da Igreja Católica. O motivo é que quando foi iniciado o papado, Francisco recebeu um anel de pescador em referência a São Pedro, que foi o primeiro Papa da história. O ritual já é uma tradição na religião católica e, assim como a autoridade máxima da Igreja, bispos e cardeais também usam o acessório.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Francisco, porém, vem mudando a imagem da Igreja Católica desde que foi empossado, há seis anos, e tem quebrado tradições. O anel que usa, por exemplo, não é de ouro como de seus antecessores, mas sim de prata e banhado a ouro. Ele ainda tem recusado beijos na mão e busca uma aproximação com os fiéis.

+ Xuxa celebra chegada dos 56 anos e ganha homenagens de Sasha Meneghel e de Junno Andrade

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As atitudes do Papa, contudo, vem incomodando a parte mais tradicional da Igreja. O site católico conservador LifeSiteNews, por exemplo, classificou o caso como “perturbador” em um artigo.

Já nas redes sociais, a decisão de Francisco dividiu opiniões. “O Papa Francisco está errado. É exatamente isso, ele constrangeu as pessoas ao retirar a mão, ele sabe que isso é uma tradição e se ele se incomoda tanto com isso, ele deveria pedir para os fiéis não fazerem e não tirarem a mão”, criticou um internauta.

Outros, porém, elogiaram. “Beijar a mão e o anel era um ato para com a monarquia, ele em sua simplicidade jamais aceitaria!”, comentou um usuário nas redes sociais.

Houve até quem fizesse piada com a cena protagonizada pelo Papa Francisco. Confira abaixo.

+ Paolla Oliveira radicaliza em mudança no visual para nova novela e surge como você nunca viu

Celebridades
igreja católica
Papa Francisco
polemica

Autor(a):

Formado em jornalismo, foi um dos principais jornalistas do TV Foco, no qual permaneci por longos anos cobrindo celebridades, TV, análises e tudo que rola no mundo da TV. Amo me apaixonar e acompanhar tudo que rola dentro e fora da telinha e levar ao público tudo em detalhes com bastante credibilidade e forte apuração jornalística.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.