Projeto já está encaminhando, mas existiram alguns impasses em relação ao prédio onde vem sendo construído
Em setembro de 2026, o Rio de Janeiro deve inaugurar um novo grande shopping. O espaço chega para competir diretamente com o RioSul, localizado em uma das principais áreas da capital.
Hoje, o estado já abriga 70 grandes centros comerciais, que aparecem na lista dos mais populares entre o público local e os milhões de turistas. O setor movimenta fundos multimilionários diariamente, como revelou a Abrasce.
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Enquanto alguns abrigam lojas de alta costura, outros têm como prioridade o entretenimento e os restaurantes. Cada um deles, claro, com seu público alvo. Dentro de 2 anos, como apontam as previsões, será aberto o Parque Shopping América, que vem recebendo um alto investimento.
Segundo o jornal O Dia, a antiga sede do America Football Club está cedida para a AM Malls, que vem construindo o local de compras multifuncional na movimentada Rua Campos Salles, na Tijuca, já sob conhecimento do prefeito Eduardo Paes.
O prédio – próximo do metrô, da Praça Afonso Pena e do Centro do Rio – terá 6 andares, com mais de 230 lojas, entre os 30.500 metros quadrados, além de academia, escola, uma faculdade e 3 pisos de subsolo. A construtora prevê a conclusão do empreendimento dentro do prazo citado.
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Afinal, por que o Parque Shopping América ainda não foi inaugurado?
Antônio Mamede, o presidente da empresa responsável, confirmou o andamento do plano. “Nós assumimos o projeto em 2015, sendo que a região ali tinha várias restrições”, explicou o representante da AM Malls, ao Diário do Rio, sobre alguns dos impasses vistos nos anos anteriores ao novo anúncio.
“O America teve que recorrer ao poder público, solicitando uma mudança para permitir a construção do shopping center. Isso ficou tramitando de 2015 até 2017, quando teve a lei complementar aprovada em março”, acrescentou Mamede, justificando o motivo da espera.
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Conclusão
De acordo com um levantamento da Abrasce, o Rio de Janeiro é o 2º estado com o maior número de shoppings no Brasil. O topo da lista, claro, fica por conta de São Paulo, com 193. São inúmeros clientes e uma forte movimentação econômica todos os dias.
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