14° salário foi liberado em vários bancos para os brasileiros
O Instituto Nacional do Seguro Social, é um dos principais órgãos do Governo. A autarquia é responsável pelos pagamentos de benefícios previdenciários aos brasileiros. Dessa vez, vamos falar sobre um assunto que ronda o INSS: o 14° salário. Isso porque um décimo quarto está disponível nos bancos.
Para quem ainda não sabe, a proposta de um 14° salário para os aposentados e pensionistas do INSS está em debate desde 2020. Ainda durante a pandemia do Covid-19, o Projeto de Lei 4367/2020, do deputado federal Pompeo de Mattos, surgiu como uma luz no fim do túnel aos brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em junho de 2022, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), retirou da pauta de decisões a apreciação do texto, designando nova análise em Comissão Especial da Câmara. Desse modo, em 2024 ainda se esperam sinais de avanço na aprovação do projeto, o que deixa os brasileiros ansiosos pelo benefício.
Liberação do benefício nos bancos
Entretanto, uma excelente notícia é que os bancos estão liberando o pagamento de um ’14° salário’, o que tem feito os clientes comemorarem, mas é preciso ficar atento. Vale ressaltar que esse valor não tem conexão alguma com o INSS e nem com a proposta do benefício.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Diante do cenário financeiro do país, muitas instituições financeiras animaram os seus clientes, informando sobre o pagamento do ’14° salário’, que se trata de um empréstimo realizado pelos bancos. Dessa forma, é necessário ficar atento aos juros e taxas desse tipo de ‘antecipação’ do valor.
O 14° salário INSS será liberado em 2024?
Existem grandes desafios para a aprovação do Projeto que segue em tramitação. Segundo o Ministro da Previdência Carlos Lupi, um fator de destaque no impedimento da confirmação do benefício é a questão orçamentária. Portanto, uma aprovação dependeria da disponibilidade de recursos do Governo Federal.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Uma última atualização do Projeto ocorreu em junho de 2022, que seguiu sem nenhuma data definida para análise na Câmara e no Senado. Dessa forma, agora em 2024 ainda não há movimentações no projeto, o qual gera grande expectativa nos brasileiros que aguardam a sanção do Presidente da República.