LIBERADO
Disponível para trabalhadores de carteira assinada: 2 saques estão liberados pelo Banco do Brasil e Caixa
05/12/2023 às 14h13
A disponibilidade de dois saques para trabalhadores com carteira assinada foi liberada pelo Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal
Os trabalhadores de carteira assinada agora têm acesso a dois saques liberados pelo Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, o que está deixando muitos pulando de alegria.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LIBERADO
Atenção, trabalhadores de carteira assinada! Se você ainda não sacou o PIS/Pasep referente ao ano-base 2021, é bom ficar ligado, pois o prazo se encerra já nesse mês de dezembro. As informações são do Catraca Livre.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mais de 540 mil trabalhadores têm direito a esse benefício, que pode chegar a um salário mínimo, segundo informações do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
O abono salarial deste ano foi para todos os trabalhadores com empregos formais em 2021, sendo pago de fevereiro a julho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para garantir o PIS/Pasep 2023, é necessário ter recebido um salário mensal inferior a dois salários mínimos e ter trabalhado por, no mínimo, 30 dias durante o ano-base.
Além disso, é preciso estar registrado no Fundo de Participação PIS/Pasep ou no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) por pelo menos cinco anos.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Atenção: Fechamento GERAL de agências da Caixa é confirmado no início de 2025 e correntistas precisam saber
● Descanse em paz, Caixa: Notícia nada boa chega da poupança com substituto para 2025
● “Aviso importante”: Comunicado emergencial da CAIXA sobre a poupança traz 4 alertas a clientes do banco
Vale ressaltar que o PIS é destinado aos trabalhadores do setor privado, sob a CLT, e é administrado pela Caixa Econômica Federal. Já o Pasep é direcionado a servidores públicos e empregados de empresas públicas e de economia mista, gerenciado pelo Banco do Brasil.
O abono do PIS/Pasep é pago anualmente, com valor máximo equivalente ao salário mínimo vigente. Neste ano, quem recebeu até maio teve direito a até R$ 1.302, enquanto os pagamentos a partir de maio seguiram o novo valor do salário mínimo (R$ 1.320).
O prazo para o saque se encerra no dia 28 de dezembro, e o procedimento pode ser realizado nas agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, responsáveis pelo pagamento, ou por meio de plataformas digitais.
Após o término do prazo, será necessário solicitar o saque junto à entidade competente, sendo que os valores ficam disponíveis por até cinco anos.
Para verificar se você tem direito ao saque do PIS/Pasep, basta acessar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital no portal gov.br ou ligar para o telefone 158.
Como saber se tenho direito ao PIS e FGTS?
Para verificar se você tem direito ao benefício do PIS (Programa de Integração Social) e ao FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), é possível utilizar as plataformas online disponibilizadas pela Caixa Econômica Federal.
Para o PIS, o aplicativo Caixa Tem oferece a opção de “Abono Salarial”, onde, após cadastro e login, você pode acessar o saldo disponível para resgate e verificar o calendário de pagamento referente ao ano de 2023.
Já para o FGTS, o site oficial da Caixa, na seção “Trabalhador” e “FGTS”, permite que você acesse o “Extrato FGTS”, fornecendo informações detalhadas sobre depósitos realizados em sua conta FGTS.
Autor(a):
Larissa Santos
Cursando Relações Públicas na Universidade Anhembi Morumbi. Apaixonada por entretenimento e com passagens por outros sites como o AaronTuraTV, meu objetivo é informar com maior objetividade e clareza possíveis.