A briga de varejistas do ramo de supermercados
A grande rivalidade do grupo do Carrefour é com o grupo GPA, que carrega em seu portfólio o grupo Pão de Açúcar, pois o mesmo também carrega em seu nome o supermercado Extra.
Ambos são referência de redes de supermercado brasileiros, e a competitividade aumenta pois o Carrefour realizou em 2022 compra de outra rede de mercados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já no final de 2007, a empresa se associa ao Assaí Atacadista, tradicional rede atacadista paulista e ingressa no mercado do “atacarejo”.
Em outubro do ano de 2021 foi vendida pelo Grupo Pão de Açúcar 71 lojas da marca Extra Hiper ao Assaí Atacadista por R$ 5,2 bilhões, deixando de operar o modelo de hipermercados no Brasil.
O GPA (Companhia Brasileira de Distribuição) é um dos maiores grupos varejistas alimentares da América do Sul.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Importantes integrantes de seu portfólio de negócios são os grupos Pão de Açúcar e o Extra, além de sua operação na Colômbia, Uruguai e Argentina por meio do Grupo Éxito.
QUAL SUPERMERCADO O CARREFOUR COMPROU?
Essa compra foi realizada em junção com a Advent International e Walmart e vai permitir ao Carrefour “se consolidar como líder indiscutível do setor” com fatia de mercado maior que o dobro do maior concorrente “e com uma cobertura abrangente em todas as regiões brasileiras, fazendo parte do grupo das 10 maiores empresas do Brasil”, de acordo com o comunicado da empresa.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A aquisição foi feita 70% em efetivo e 30% em novas ações do Carrefour Brasil”, especificou o grupo, que, após a operação, deteve 67,7% de sua subsidiária brasileira, contra 71,6% anteriormente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O presidente executivo do Carrefour, Alexandre Bompard, nomeado presidente do conselho de administração do Carrefour Brasil em julho declarou que foi um movimento estratégico para os grupos num todo.
”O grupo, que terá mais de 1.000 lojas, vai empregar 150.000 pessoas no Brasil, “o que o torna o primeiro empregador privado do país”, completou Alexandre.